Governo e Nações Unidas colaboram para garantir desenvolvimento sustentável

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,19 fev 2019 16:06

Ana Graça, Olavo Correia
Ana Graça, Olavo Correia(Inforpress)

A ONU está a trabalhar com Cabo Verde para a melhoria do ambiente de negócios, com projectos concretos, desenvolvidos no quadro da cooperação quadrienal 2018-2022.

Afirmação da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, em declarações aos jornalista, após o encontro entre o vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e a delegação dos Directores Regionais do Grupo de Desenvolvimento para a África Ocidental e Central das agências das Nações Unidas, em missão oficial a Cabo Verde.

Ana Graça diz que existem alguns projectos a ser lançados ainda este ano.

"Projectos nas aéreas que têm a ver com pequenos nichos, nichos agrícolas, trabalhar em termos de emprego, empregabilidade dos jovens em termos de inserção também dos jovens. Há alguns projectos que estão já em curso, outros que estão a ser planeados para terem lançamento este ano, no âmbito do quadro de cooperação que começou no ano passado, em 2018, e que vai ate 2022, com o Governo ", explica.

Olavo Correia, por seu lado, explica que o Governo quer contar com o apoio das Nações Unidas para o financiamento de uma agenda estatística e o Censo 2020.

"Mas sobretudo queremos é ter uma narrativa, construir uma narrativa pro desenvolvimento, pro juventude, pro mulheres, por forma a que possamos criar oportunidades para todos, no sentido de termos politicas. Mais do que financiamento, o que está em causa são politicas. É uma narrativa para a liderança, para a mudança”, avança.

A missão da delegação de directores Rrgionais e Adjuntos do UNFPA, UNICEF, OIT, ONUDC, PAM, OIM e ACNUR e outros altos funcionários das Agências das Nações Unidas tem por objectivo promover um conhecimento mais aprofundado do contexto de desenvolvimento social e económico do país, discutir e analisar formas de fortalecer o compromisso do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, levando em consideração o facto de Cabo Verde ser um pequeno estado insular, a graduação do país, bem como a reforma das Nações Unidas, que preconiza mais integração e coerência do sistema para apoiar os países a atingirem os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,19 fev 2019 16:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.