Praia acolhe seminário regional em matéria de investigação forense

PorFretson Rocha,13 dez 2017 8:06

O Escritório das Nações Unidas sobre a Droga e o Crime (ONUDC) realiza de hoje até sexta-feira, na cidade da Praia, um seminário regional em matéria de investigação forense.

Segundo um comunicado de imprensa da União Europeia, CEDEAO, e da ONUDC, o seminário conta com participação de representantes dos laboratórios das polícias científicas de Cabo Verde, Gana e Côte d’Ivoire.O evento conta ainda com a participação da especialista em área forense da UNODC Abuja, consultor forense do UNODC, da Polícia Portuguesa, e a GIZ, agência de cooperação alemã, com quem o UNODC está cooperando na África Ocidental especialmente na área de ciências forenses.

“O principal objectivo deste seminário é definir as modalidades de funcionamento dos núcleos-piloto permitindo que o ONUDC preste assistência técnica efectiva a toda a sub-região através das acções de treinamento e validação pelos estados membros do modelo relevante, cuja viabilidade será discutida e sua aceitabilidade aprovada”, lê-se no documento.

“O UNODC vem enfatizando novamente o interesse de poder recolher provas, detectar drogas e disponibilizar o uso de serviços de ciência forense de qualidade, para um sistema de justiça criminal efectivo e justo”, acrescenta.

Segundo o mesmo documento, o seminário do UNODC é um marco nos preparativos para a conferência forense regional na África Ocidental, que será realizada em 2018 e reunirá actores forenses, principais parceiros internacionais, países membros da CEDEAO e Mauritânia.

Esta iniciativa e todo o projecto "Apoio ao Plano de Acção Regional da CEDEAO sobre tráfico ilícito de drogas, crime organizado e abuso de drogas na África Ocidental" é financiada pela União Europeia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha,13 dez 2017 8:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 dez 2017 8:06

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.