Artigos sobre Dia Internacional da Língua Materna
Dia Internacional da Língua Materna celebrado com webinar
O Instituto do Património Cultural (IPC) assinala o Dia Internacional da Língua Materna, celebrado hoje, 21 de Fevereiro, com o webinar intitulado "Valor Patrimonial da Língua Materna em Cabo Verde e na Diáspora", que tem como objectivo refletir sobre a importância da língua materna.
21 de fevereiro - Dia de desenredo
Este é o momento do ano em que a língua cabo-verdiana (LCV) se torna o objeto de uma atenção típica do Dia internacional da língua materna.
“Para que a (co-) oficialização da língua cabo-verdiana ocorra, é necessário que ela seja considerada e assumida como parte integrante de um projecto político mais vasto”, Dulce Lush
Colóquios, conferências, workshops, conversas abertas, encontros com estudantes e professores assinalaram um pouco por todo o país mais um Dia Internacional da Língua Materna.
Linguista defende que “padronização da Língua Cabo-verdiana tem de ser consensual, caso contrário será factor de divisão”
O linguista e professor universitário João Delgado da Cruz considerou hoje, em entrevista à Inforpress, no Mindelo, que a padronização da língua cabo-verdiana tem de ser consensual para não ser factor de divisão.
EDITORIAL: Derivas linguísticas
Por altura da celebração do dia internacional da língua materna que acontece anualmente a 21 de Fevereiro mais uma vez vozes se fizeram ouvir a clamar pela “oficialização” do crioulo. De entre essas vozes soou mais alto a do Ministro de Cultura que no seu discurso disse que “consagrar a oficialização da língua cabo-verdiana como língua oficial em paridade com o português é o desígnio máximo do povo cabo-verdiano”.
Próxima revisão constitucional não poderá ser fechada sem a oficialização da língua cabo-verdiana - Abraão Vicente
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas defendeu hoje que têm de ser criadas todas as condições para que o crioulo seja promovido a língua oficial.
Presidente da República enaltece a Língua Materna
Na sua mensagem no Dia Internacional da Língua Materna, Jorge Carlos Fonseca enaltece a importância da língua materna em tudo que fazemos no nosso dia-a-dia. Num texto poético, de elogio à língua cabo-verdiana, o chefe de Estado insta ainda a que se "acelerem os mecanismos e se apurem os instrumentos" para a sua oficialização.
“Famintos” de Luís Romano apresentado na Praia
O livro “Famintos” de Luís Romano será apresentado esta sexta-feira, na cidade da Praia, no âmbito do Dia Internacional da Língua Materna.
Carga frágil. Manusear com cuidado
Homenagem a Nhô João Martins, Capitão do Ildut
IPC celebra Dia Internacional da língua materna nas ilhas do Maio e do Sal
Sob o lema “Kada variedade un rikeza”, o Instituto do Património Cultural (IPC) celebra a data com actividades nas ilhas do Maio e do Sal.
"Cada uma das nove ilhas criou, desenvolveu e enriqueceu a Língua Materna" - Presidente da República
Esta é a ideia central da mensagem do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca alusiva ao Dia Internacional da língua materna, que se comemora hoje, dia 21 de Fevereiro. A data, proclamada pela UNESCO em 1999, é comemorado todos os anos com o objectivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o mundo.
No Dia Internacional da Língua Materna... Livros em Crioulo
21 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Materna. Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para celebrar a língua materna de Cabo Verde, deixamos algumas propostas de leitura em crioulo.
mais