Conforme comunicado pelo ministro Amadeu Cruz, as obras do novo liceu estão em avançado estágio, com previsão de conclusão para o final de Dezembro de 2023.
Durante o intervalo entre Setembro (aulas começam a 18 de Setembro) e Dezembro, as salas de aula ainda estarão em processo de preparação, e como resultado, as aulas para os alunos do 7º ao 8º ano serão temporariamente realizadas nas escolas de Terra Branca, acrescentou o ministro que falava hoje, na Praia.
Para os alunos do 9º ao 12º ano, a solução é a frequência das aulas no Liceu da Escola Secundária Cesaltina Ramos, localizada em Achada Santo António.
O Ministro enfatizou que a equipe do Ministério está empenhada em proporcionar condições adequadas para que os alunos continuem seus estudos durante esse período de transição. "Estamos a criar condições e vamos atribuir aos 1200 alunos do Liceu da Várzea um passe escolar ", garantiu.
Para manter a comunidade educativa informada e esclarecer eventuais dúvidas, o Ministério da Educação planeia uma reunião com os pais e encarregados de educação no próximo sábado. O objectivo é explicar em detalhes o plano de acomodação temporária e como ele será implementado ao longo do período necessário.
O governante também destacou a importância de respeitar os acordos internacionais e contratos já firmados e reiterou o compromisso de trabalhar em conjunto com os pais e encarregados de educação para mitigar os impactos desse período transitório.
"Estamos em diálogo com os pais e encarregados de educação, vamos intensificar ainda mais os diálogos com eles no sentido de, por um lado, ter esta tolerância durante esses três meses do início do ano lectivo 2023-2024, e por outro lado, garantir que vamos ter um liceu novo, com equipamentos e com condições dignas", disse.
Amadeu Cruz ressaltou que, de acordo com o cronograma actual, a obra do novo liceu deve ser concluída em Dezembro, permitindo que os alunos retornem às aulas no novo local a partir de Janeiro.
No entanto, reconheceu a possibilidade de imprevistos e imponderáveis, daí a importância do plano de acomodação temporária para garantir a continuidade educacional dos alunos da Escola Secundária da Várzea.
De relembrar que em Maio de 2019, o Governo anunciou que o terreno onde está o Liceu Cónego Jacinto vai servir para a construção da nova embaixada dos EUA.
O Govenro dos EUA pagou ao Estado de Cabo Verde o valor de 5.800.000 USD (cinco milhões e oitocentos mil dólares).
De acordo com o projecto do Governo, o novo Liceu da Várzea terá 3 pisos, com uma área de 4.218 m2, 30 salas de aula, espaços de lazer, no qual serão construídos um polidesportivo de 1.192m2, parque de estacionamento para 14 viaturas, entre outras valências.