Artigos sobre carlos pina
Ataque à CVTelecom: ARME e operadora com investigações independentes
A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) anunciou esta segunda-feira que tem em andamento uma investigação com o objectivo de entender o ataque cibernético que atingiu a CVTelecom na madrugada do dia 19 de Outubro e monitorar as acções correctivas tomadas pela operadora. No mesmo dia, Francisco Almeida, administrador da CVTelecom, informou que está a decorrer uma investigação forense para determinar as causas e a origem do ataque e tranquilizou os clientes, garantindo que todos os serviços estariam restaurados nas próximas 48 horas.
“Não vale a pena falar do digital se ele não for útil”
A NOSi Certification Autority (NOSi CA – Autoridade Certificadora) foi lançada publicamente no final do mês passado. Antes, em Novembro de 2021, a ARME tinha atribuído o certificado de Credenciação e Certificado Digital ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, mas o processo foi trabalhoso, levou dois anos a ser concluído, como conta nesta entrevista ao Expresso das Ilhas o PCA do NOSi, Carlos Tavares Pina. O Certificado Digital é a identidade electrónica de uma pessoa física ou colectiva, uma ferramenta que permite assinar documentos digitalmente com o mesmo valor jurídico da assinatura tradicional, fazer transações electrónicas, entre outras funções. E é também, acredita Carlos Pina, um instrumento fundamental para a construção do país digital que Cabo Verde quer ser.
Carlos Pina, PCA do NOSi : “Não pode haver dúvidas, o ataque à rede do Estado foi um ataque a Cabo Verde”
Ataque informático à Rede Tecnológica Privativa do Estado teve dimensão nunca antes vista e é classificado pelo PCA do NOSi como “muito grave”. No entanto, Carlos Pina assegura que os piratas informáticos não fizeram qualquer pedido de resgate.
Destaques da Edição 994
Nas vésperas de se assinalar mais um Dia Mundial de Luta Contra a Violência Contra as Profissionais do Sexo o Expresso das Ilhas traz-lhe uma reportagem sobre este “assunto” arriscado e “silencioso”.
Ataque à rede do Estado "tem uma origem identificada a nível internacional" - PCA do NOSi
Grupo responsável pelo ataque de ransomware à Rede Tecnológica Privada do Estado já foi identificado, assegurou, hoje, em conferência de imprensa o PCA do NOSi, Carlos Pina. O ataque teve início na madrugada desta quinta-feira e obrigou a que a rede do Estado fosse desligada. Alguns serviços estão ainda offline, uma situação que será resolvida em breve. Carlos Pina assegura que não foi feito qualquer pedido de resgate pelos dados por causa da "decisão rápida de desligar a rede".
Novo presidente do NOSi quer sistema tecnológico robusto, seguro e previsível em Cabo Verde
O novo presidente do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), Carlos Pina, disse segunda-feira que o sistema tecnológico no país já teve alguns problemas, está estável e o objectivo é que seja robusto, seguro e previsível.
mais