Artigos sobre Rede Tecnológica Privada do Estado
Fibra óptica transatlântica: como ELLA (não) é BELLA …
O dia seis de junho de 2022 foi assinalado como o início de uma nova era para Cabo Verde. A ocasião não era de somenos: com a ligação ao cabo submarino de fibra ótica ELLA, destinado a conectar a Europa à América Latina e – através de Cabo Verde – à África Ocidental, o país deu um salto importante no sentido da competitividade e da integração nos mercados globais de serviços, indispensável para o desenvolvimento sustentável de uma nação cujo principal recurso são os seus cidadãos. Passados nove meses sobre esse ponto de viragem, urge ponderar se Cabo Verde está a explorar plenamente as novas oportunidades abertas por essa autoestrada da informação. Para isso, vale a pena recuar no tempo e recordar como se chegou aqui.
Destaques da Edição 992
A manchete da edição desta semana é feita com o ataque informático de que a Rede Tecnológica Privada do Estado (RTPE) foi alvo esta semana. O ataque teve dimensão nunca antes vista no país, e os serviços estão a ser repostos de forma faseada.
Ataque à rede do Estado "tem uma origem identificada a nível internacional" - PCA do NOSi
Grupo responsável pelo ataque de ransomware à Rede Tecnológica Privada do Estado já foi identificado, assegurou, hoje, em conferência de imprensa o PCA do NOSi, Carlos Pina. O ataque teve início na madrugada desta quinta-feira e obrigou a que a rede do Estado fosse desligada. Alguns serviços estão ainda offline, uma situação que será resolvida em breve. Carlos Pina assegura que não foi feito qualquer pedido de resgate pelos dados por causa da "decisão rápida de desligar a rede".
mais