Artigos de João Duarte Fonseca no nosso arquivo
O que diz o Índice Global de Inovação de 2023 sobre Cabo Verde?
Em 2023 Cabo Verde classificou-se em 91º lugar no Índice Global de Inovação (GII na acrónimo inglês), um indicador calculado anualmente pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) e que mede o desempenho da inovação promovida em 132 países.
Gestão dos riscos naturais na Sociedade do Conhecimento
No Leviatã, obra fundadora do conceito de Contrato Social, Thomas Hobbes salientava já em 1651 que “a finalidade da República é a segurança dos cidadãos”. Cerca de um século depois, o Desastre de Lisboa de 1755 levou Jean Jacques Rousseau, na sua obra Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes, a alertar para as responsabilidades do Estado na prevenção dos riscos naturais.
In English please: a língua inglesa e a internacionalização do Ensino Superior
E era toda a Terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. Genesis, 1:1
Fibra óptica transatlântica: como ELLA (não) é BELLA …
O dia seis de junho de 2022 foi assinalado como o início de uma nova era para Cabo Verde. A ocasião não era de somenos: com a ligação ao cabo submarino de fibra ótica ELLA, destinado a conectar a Europa à América Latina e – através de Cabo Verde – à África Ocidental, o país deu um salto importante no sentido da competitividade e da integração nos mercados globais de serviços, indispensável para o desenvolvimento sustentável de uma nação cujo principal recurso são os seus cidadãos. Passados nove meses sobre esse ponto de viragem, urge ponderar se Cabo Verde está a explorar plenamente as novas oportunidades abertas por essa autoestrada da informação. Para isso, vale a pena recuar no tempo e recordar como se chegou aqui.
Ciência, a alavanca que falta para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde
Com frequência se ouve afirmar que o principal recurso de Cabo Verde é o seu povo. Numa primeira leitura essa afirmação pode aparentar uma carga fatalista, destinando-se a salientar a escassez de recursos naturais e as condições ambientais adversas. Mas a aceleração das sociedades em direção à Economia do Conhecimento dilui essa conotação negativa, já que o capital humano é hoje encarado a nível global como o determinante central do qual derivam valor todas as outras formas de capital, seja natural, tecnológico, financeiro ou cultural.
Impressões de uma visita à Chã das Caldeiras
A 13 de Outubro comemorou-se o Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres. Por coincidência, tive oportunidade de iniciar nesse dia uma breve visita à Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo. Por altura da minha última estadia na Chã, em Janeiro de 2015, decorria ainda a erupção que tivera início dois meses antes, e imperava o choque e a consternação perante a devastação causada pelas escoadas de lava nas povoações de Portela e Bangaeira.
mais