A informação foi avançada hoje, em entrevista à Rádio Morabeza, pelo administrador executivo da Electra, Antão Cruz. Segundo o responsável, um desabamento de terra junto à estação de captação isolou a infraestrutura, impedindo a recolha da água do mar necessária para o processo de dessalinização.
“Em relação à produção de água, a situação é realmente complicada, porque, face à inundação que ocorreu na zona de captação de João Ribeiro, estamos impedidos de captar a água do mar para a produção destinada à ilha. Isso significa que não estamos a produzir e, com o passar das horas, esgotámos todo o stock disponível para distribuição. Neste momento, também não temos água a ser distribuída. Estamos a fazer todos os esforços para colocar a estação de captação novamente em funcionamento e, a partir daí, repor a produção”, indicou.
De acordo com o administrador executivo, não há registo de “grandes danos”, embora algumas condutas tenham ficado expostas.
A Electra afirma que as equipas técnicas estão a trabalhar para restabelecer o funcionamento da estação, mas, para já, não existe previsão para a normalização da situação.
Antão Cruz apela a população para fazer uso racional da água durante este período.
“Pedimos às pessoas que façam uso racional da água, poupando sempre que possível, porque, ao retomar a distribuição, o processo seguirá o seu tempo natural. Neste momento, não estamos em condições de indicar uma hora ou data para a normalização, pois o trabalho envolve grande dedicação. Estamos a falar de equipamentos elétricos submersos”, advertiu.