2022 em Análise, 2023 em Perspectiva

PorExpresso das Ilhas,31 dez 2022 9:06

A menos de uma semana do início do novo ano, o Expresso das Ilhas traz nesta edição a leitura de um conjunto de personalidades de diversos quadrantes políticos, sociais e económicos, do ano de 2022, e uma antevisão de 2023, num momento marcado pela guerra na Ucrânia, pela escalada dos preços e por muitas incertezas quanto ao futuro próximo.

As deputadas da Nação Carla Lima, Isa Miranda e Zilda Oliveira trazem-no o seu olhar do que foi o ano parlamentar e os analistas António Ludgero Correia, Manuel Faustino, António Baptista, Paulino Dias e Redy Lima fazem o retrato, nas áreas das suas especialidades, do que foi 2022 e perspectivam os desafios para o novo ano.

Leia nos links abaixo as reflexões sobre a Politica, Saúde, Economia e Sociedade:

Isa Miranda, Deputada da Nação (MpD) - “O ano de 2022 foi uma mescla de desafio, exigência, resiliência e muita incerteza”

Carla Lima, Deputada da Nação (PAICV) - “O Estado e o Governo não estão a conseguir garantir uma das suas funções básicas que é a segurança dos cidadãos”

Zilda Oliveira, Deputada da Nação (UCID) - “A actuação dos deputados deve constituir-se em modelo de comportamento para a população”

António Ludgero Correia - Em Cabo Verde o ano de 2022 foi fortemente influenciado pelos impactos da guerra na Ucrânia, pelas alterações climaticas e pela Covid-19

Manuel Faustino - “Saúde Mental: Criatividade, Ousadia e Solidariedade, precisa-se”

António Baptista - “A inflação de forma generalizada e a expectativa negativa dos consumidores e empresas podem ser destacadas como factos mais preocupantes do ano”

Paulino Dias - “O ano de 2022 foi um ano um tanto ambíguo para a economia de Cabo Verde”

Redy Lima - A justificação da crise não serve para explicar o aumento da criminalidade e os dados existentes indicam que já estivemos numa situação bem pior no passado

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1100 de 28 de Dezembro de 2022.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 dez 2022 9:06

Editado porFretson Rocha  em  2 jan 2023 7:57