Artigos sobre plástico

Novo equipamento da selecção de Cabo Verde feito com plástico retirado do mar
Treze garrafas de plástico dão para produzir uma camisola da seleção cabo-verdiana de futebol, cujo novo equipamento tem 75% desse resíduo retirado dos oceanos, praias e zonas costeiras.

Cabo Verde recolhe nove metros cúbicos de plástico em contentores para reciclar
O Ministério da Economia Marítima anunciou hoje que recolheu cerca de nove metros cúbicos (m3) de plásticos em contentores em formato de peixe, colocados há um ano na principal praia da ilha de São Vicente.

As grandes tendências dos últimos dez anos
Últimos dez anos mudaram a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo. Como nos movemos, como comunicamos, nos entretemos e até o que comemos. A lista que preparámos é subjectiva, mas não deve andar longe da realidade. Confira as nossas escolhas.

Empresa mindelense transforma resíduos plásticos em peças de artesanato
Tirar os resíduos plásticos das praias e transformá-los em novos produtos é o principal objectivo da Oiá Plast, empresa de reciclagem e transformação de plástico, com sede no Mindelo. Por enquanto, os mentores produzem pequenas peças de artesanato, mas o objectivo é alargar a produção a objectos de maior dimensão.

Ford transforma garrafas de água em tapetes para automóveis
O registo do primeiro plástico sintético, feito pelo homem, surge em Inglaterra, na segunda metade do século XIX, mas só após os desenvolvimentos da tecnologia química conseguidos na 1ª Guerra Mundial e, mais tarde, a produção em massa por alturas da 2ª Guerra Mundial é que este tipo de produto começou a estar acessível a todos.

Cada pessoa ingere até 5 gramas de plástico por semana (o equivalente a um cartão de crédito)
A associação ambientalista internacional WWF estima que uma pessoa pode ingerir, em média, até cinco gramas de plástico por semana, o peso de um cartão de crédito, segundo um relatório publicado na terça-feira passada.

Micróbios que comem plástico podem ser a solução para limpar os oceanos
Há muito plástico nos oceanos – e a culpa é nossa. Mas há algo inesperado que nos poderá ajudar a reverter este terrível problema ambiental: micróbios marinhos que comem plástico.

Talheres e pratos biodegradáveis produzidos a partir de farelo de trigo
Imagine acabar de comer a sua refeição e depois comer... os pratos e os talheres. Mas se optar por os deitar ao lixo não terá que se sentir culpado/a por estar a contribuir na poluição do planeta. É que estes não são de plástico.

ONU pede fim de poluição plástica
O Dia Mundial do Meio Ambiente, marcado neste 5 de Junho, tem como mensagem central a poluição plástica principalmente nos oceanos. Segundo dados da agência ONU Meio Ambiente, todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos mares.

Plásticos representam 30% de resíduos nas lixeiras nacionais
Trinta por cento dos resíduos que entram nas lixeiras são plásticos, revela o director nacional do Ambiente, lembrando que o tema escolhido este ano para assinalar o Dia Mundial do Ambiente desperta a atenção exactamente para a redução do uso de plástico.
mais