Artigos sobre reciclagem
“Projecto Kapelona” transforma Natal em Achada Santo António
O Projecto Kapelona, idealizado por Leonor Cabral e abraçado por cerca de 20 membros da comunidade, ilumina o Natal em Achada Santo António com uma abordagem única, mesclando sustentabilidade, envolvimento comunitário e celebração cultural.
Projecto de 220 mil contos propõe transformar plástico acumulado em Santa Luzia
As cerca de 250 toneladas de lixo que todos os anos chegam à ilha de Santa Luzia, provenientes de 23 países, são um problema que pode ser solucionado entre 2024 e 2027. Em causa, um projecto da empresa francesa SCE, especializada em engenheira e tratamento de resíduos plásticos, orçado em 220 mil contos, divulgado hoje em São Vicente.
Do lixo ao artigo de decoração de festa. Conheça este Mundo Mágico
Imagine uma festa com lindas peças de decoração reciclando o lixo que é deitado fora. O Expresso das ilhas conheceu Simonia Monteiro, que transforma aquilo que, a princípio, parece sem valor, velho ou inútil.
Empresa queniana usa jornais reciclados para produzir “lápis do futuro”
O lápis é um dos instrumentos de escrita mais antigos do mundo e que ainda hoje é muito usado. Mesmo se tratando de um objecto simples, gera negócio e a sua produção, em larga escala para suprir a demanda, também gera impactos ambientais. Mas, este problema tem solução: o lápis ecológico, através de jornais 100% reciclados.
Empresa lança campanha de recolha de frascos de álcool Gel
A empresa Biodosa tem em curso, na rede social Facebook, uma campanha de recolha de frascos de álcool gel, para serem reutilizadas como recipientes de sabão líquido ecológico.
Empresa mindelense transforma resíduos plásticos em peças de artesanato
Tirar os resíduos plásticos das praias e transformá-los em novos produtos é o principal objectivo da Oiá Plast, empresa de reciclagem e transformação de plástico, com sede no Mindelo. Por enquanto, os mentores produzem pequenas peças de artesanato, mas o objectivo é alargar a produção a objectos de maior dimensão.
Google promete usar materiais reciclados em todos os seus produtos
A tecnológica partilhou um novo compromisso para 2022.
Ford transforma garrafas de água em tapetes para automóveis
O registo do primeiro plástico sintético, feito pelo homem, surge em Inglaterra, na segunda metade do século XIX, mas só após os desenvolvimentos da tecnologia química conseguidos na 1ª Guerra Mundial e, mais tarde, a produção em massa por alturas da 2ª Guerra Mundial é que este tipo de produto começou a estar acessível a todos.
Boa Vista aposta na separação e tratamento de resíduos
O aterro sanitário para da Boa Vista terá 5 hectares de extensão, com capacidade de 220 mil toneladas, por um período de 20 anos. Paralelamente, terá um eco-centro, um centro de tratamento com compostagem e triagem, no que representa um investimento inicial de 400 mil contos.
mais