Nova maternidade do HBS de portas abertas

PorNuno Andrade Ferreira*,23 jul 2025 12:41

São Vicente ganha a mais moderna infra-estrutura de saúde do país. Edifício acolhe vários serviços, incluindo pediatria e ginecologia. China, que construiu e equipou a unidade, celebra com Cabo Verde cooperação por um “futuro comum”.

Não é preciso recuarmos muito no tempo. Em Dezembro de 2023, no lançamento das obras de construção da nova maternidade do Hospital Baptista de Sousa (HBS), o então embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, apelava a que a empresa construtora executasse “cautelosamente o contrato, garantindo a qualidade do projecto”. Apenas 19 meses depois, a exigência foi cumprida e, sem atrasos, a chave foi entregue. A inauguração aconteceu esta terça-feira.

Durante a cerimónia, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, deu conta da melhoria de condições para utentes e profissionais de saúde, conseguida graças ao “maior empreendimento construído no sector da saúde depois da independência”.

“É um grande investimento, tecnologicamente avançado (...) Tem um grande impacto no programa de desenvolvimento da saúde da mulher e da criança. Um investimento de grande vulto, fruto da excelente parceria e cooperação entre o Governo Cabo Verde e o Governo da República Popular da China, que se eleva a parceria estratégica”, disse.

“Esta maternidade e pediatria representa um aumento substancial na capacidade de oferta de atenção hospitalar, mas também de atenção primária na saúde, focando-se mais uma vez naquele segmento onde nós temos de fazer tudo: mulheres e crianças”, acrescentou.

O Chefe de Governo quer que as ilhas continuem a beneficiar da cooperação com Pequim na área da saúde, “no quadro de um futuro partilhado”.

O repto foi acolhido pelo novo embaixador chinês no arquipélago, Zhang Yang, naquele que foi um dos seus primeiros actos públicos.

“A China está disposta a trabalhar lado a lado com Cabo Verde para aprofundar a cooperação no domínio da saúde e dos serviços médicos. Esta cooperação não é apenas representada pela equipa médica chinesa (...) mas também pela Medicina Tradicional da China,serviços avançados de telemedicina (...), etc. A nossa cooperação continuará a trazer as soluções da China para a saúde e o bem-estar da população de Cabo Verde”, respondeu na sua intervenção.

Num contexto internacional incerto, com mudanças de geopolítica, o diplomata notou a solidez das relações bilaterais, “para objectivos de longo prazo”.

“O panorama mundial actual não é tão pacífico, marcado por uma crescente incerteza e turbulência, o mundo vai passar por mudanças profundas, mas no próximo ano, os dois países vão celebrar o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas. Olhando para os últimos 50 anos, a nossa profunda amizade tradicional deve ser valorizada e promovida. E olhando para os próximos 50 anos, ambas as partes devem redobrar os seus esforços para desenvolver o nosso futuro comum”, declarou.

O novo edifício

Em mais de 5.700 metros quadrados, espalhados por quatro pisos, a nova maternidade do HBS tem 125 camas e acolhe dez serviços: urgência de maternidade, urgência de pediatria, ambulatório, pediatria, internamento, unidade de cuidados intensivos de pediatria, cuidados intensivos neonatais, ginecologia e obstetrícia, bloco operatório esalas de parto. Todos os espaços foram devidamente equipados com mais recente tecnologia.

Para a directora do serviço de maternidade, a médica Teresa Martins, São Vicente acaba de dar um salto qualitativo significativo, ficando ao nível dos melhores padrões internacionais na área.

“O que vamos ter aqui é aquilo que nunca tivemos antes, um serviço organizado, criado de raiz para ser uma maternidade ou para ser um serviço de ginecologia obstetrícia. Porque, e acho que a maioria não sabia, a [antiga] maternidade nunca foi prevista para ser maternidade. Aquilo é um espaço improvisado”, destaca.

A responsável clínica também enaltece os novos equipamentos, que permitirão outro tipo de acompanhamento das grávidas.

“Vamos ter vários ecógrafos, todos os serviços têm ecógrafos, todos muito modernos. Na sala de parto vamos ter monitorização contínua, que era algo que não podíamos ter, porque tínhamos um aparelho. Agora vamos ter um aparelho para cada gestante em trabalho de parto”, exemplifica.

O médico José Luís Spencer, pneumologista com valência pediátrica, também assinala avanços na prestação de cuidados, após “um momento histórico para o HBS”.

“A pediatria está dentro deste pacote e para o hospital é uma grande mais-valia, tipo a cereja no topo do bolo, porque até agora temos trabalhado em espaços muito pequenos e que não nos têm dado a chance de ter o atendimento integral a crianças. Até hoje, o atendimento na pediatria tem sido até aos 10 anos. Com o novo espaço, com maior comodidade, esta faixa de atendimento poderá ser alargada e já conseguiremos dar um outro conforto”, realça.

O novo edifício dispõe de central de oxigénio, central de ar comprimido, posto de transformação e gerador de emergência.

A obra representou um investimento de 1,2 milhões de contos, resultado da cooperação com o governo da China. A execução esteve a cargo da China Railway 14th Bureau Group Co., Ltd. (CRCC14), uma das maiores empresas de construção chineses, com operação global.

*com Lourdes Fortes

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1234 de 23 de Julho de 2025.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira*,23 jul 2025 12:41

Editado porClaudia Sofia Mota  em  1 ago 2025 23:22

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.