Artigos de Ondina Ferreira no nosso arquivo
Ah! A Boa Escola!...
Entrando logo no assunto a que hoje me propus, sempre vou dizendo que soube há bem pouco tempo, por um aluno da Escola Portuguesa da Praia, que a referida escola tem na hora actual, cerca de 900 (novecentos alunos) e que possui uma extensa ou igual lista de espera – Quando ouvimos isso, alguém ao meu lado comentou: “Ainda bem, que estão aí tantos alunos. São eles que irão conservar a Língua portuguesa neste Arquipélago. Bem-haja a escola portuguesa!”
O próximo Ano-lectivo e os Alunos Sem Máscaras(?)...
Com efeito, nada substitui a aula presencial, reitero. As outras formas lectivas são último recurso, com imensas deficiências
Corsino António Fortes (1933-2015)
− Uma homenagem singela na passagem do quinto aniversário da sua morte –
Saber Estar, Saber Ser...
Parece desconhecer-se que as regras de cortesia, de delicadeza na relação e na comunicação entre pessoas bem-educadas, também se estendem às instituições do Estado
«Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial» de Adriano Miranda Lima
Começo por recomendar vivamente a leitura do livro «Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial» de autoria de Adriano Miranda Lima. É que se trata, na minha opinião, de uma das mais interessantes narrativas, sobre a historiografia da instalação e da vivência nas ilhas, de Barlavento de Cabo Verde, das Forças militares expedicionárias portuguesas ao Arquipélago nos idos anos 40 do século XX.
Capitães, navios, viagens e naufrágios na escrita de Teixeira de Sousa
Estamos no ano da comemoração do centenário do nascimento do médico, escritor e ensaísta Teixeira de Sousa (1919-2019).
O Drama africano dos Meninos-Soldados
Terminei recentemente a leitura do romance «Alá Não É Obrigado»* do escritor marfinense Ahmadou Kourouma.
Dia da Língua Portuguesa e da Cultura dos Países da CPLP
Dirijo-me a ti, minha amada Língua em jeito de homenagem, num desabafo curto e breve, a um tempo afectivo e instrumental.
Palmarejo – uma floresta de betão
Recentemente e numa manhã, ainda bem cedo, fui bruscamente sobressaltada, com o barulho ensurdecedor de uma serra mecânica, camarária, julguei eu, a desbastar, ou melhor, a mutilar a árvore mais frondosa da vizinhança e que já lá estava desde que vim para cá morar. Duas décadas, para mais, já são passadas. Uma certa tristeza invadiu-me...
Sá da Bandeira - Um nome que a capital do País devia (re) lembrar...
O Visconde de Sá da Bandeira, de seu nome completo, Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, (Santarém 1795 - Lisboa 1876) foi Primeiro-Ministro do rei D. Luís I, o antepenúltimo rei de Portugal antes do fim da Monarquia e da implantação do regime republicano (1910).
A oralidade da Língua portuguesa em Cabo Verde
A malévola intenção de “erradicar” a oralidade em Língua portuguesa do falante cabo-verdiano... Porquê esta sanha? A maior parte dela, se não a totalidade, de estranho entendimento e de justificação bem bizarra para os dias que correm. Mas, infelizmente, de um facto se trata. E creio que disso, ninguém já duvida.
mais