Artigos sobre Betú
Betú e Teté Alhinho defendem a dignificação do criador
Em Cabo Verde estão criadas as condições para a defesa dos direitos autorais e a Sociedade de Música Cabo-verdiana tem vindo a fazer um trabalho sem precedentes na defesa desses direitos. Entretanto, os dois compositores ouvidos pelo Expresso das Ilhas consideram que os criadores não recebem ainda o reconhecimento nem a devida divulgação.
Edição 1046
Os 30 anos das primeiras eleições autárquicas democráticas fazem a manchete desta semana do Expresso das Ilhas.
Betú e a Morna: “É preciso distinguir os verdadeiros criadores dos meros reprodutores de ideias musicais”
O primeiro aniversário da elevação da morna a Património Imaterial da Humanidade foi o pretexto para uma conversa com um dos mais consagrados compositores contemporâneos de morna. Músico-poeta do Amor, Djarmai e Cabo Verde, Betú fala da sua própria experiência, mas também da história, suas reflexões e escolhas em torno deste “género avançado” de música, que é mais um milagre dos ‘grãozinhos de terra’.
Destaques da Edição 993
Na edição desta semana a manchete vai para a Morna e para um dos seus maiores compositores/interpretes. Na entrevista ao Expresso das Ilhas Betu defende que é “preciso distinguir os verdadeiros criadores dos meros reprodutores de ideias musicais”.
Kretcheu, nha Kretcheu. Qual é a morna mais romântica de sempre?
Neste dia dos namorados, momento de celebração do Amor, desafiamos várias personalidades cabo-verdianas, principalmente do mundo da música, a elegerem a morna mais romântica de sempre. Há uma vencedora quase, quase consensual. Advinha qual é?
Morna: Alma de um Povo
A colecção Morna: Música Rainha de nôs terra (5 livros + CD) começa a ser distribuída em Cabo Verde pelo Expresso das Ilhas a partir do dia 27 de Novembro e, em Portugal, pelo jornal Público a partir de 29 de Novembro, durante cinco semanas.
mais