Março Mês do Teatro assinalado com actuação de diversos grupos

PorDulcina Mendes,20 mar 2022 9:43

O Março Mês do Teatro leva ao palco vários grupos de teatro. Existe uma programação diversificada a ser implementada em vários pontos do país.

Em Santo Antão, o grupo Juventude em Marcha, paralelamente à comemoração dos seus 38 anos de existência, e em parceria com a Câmara Municipal de Porto Novo tem agendado várias actividades que abrangem, para além do teatro, dança, música, feira de artesanato e de gastronomia, a acontecer na Aldeia Cultura Nos Raiz, na cidade de Porto Novo. 

Segundo o actor e encenador Jorge Martins, essa programação tem como propósito promover um reencontro com o teatro. “Não será um festival de teatro, mas um reencontro com o teatro onde deverá participar quatro grupos, sendo um de Ribeira Grande de Santo Antão, um do Porto Novo (Juventude em Marcha), um de São Vicente e um da Praia, ilha de Santiago (Fladu Fla)”. 

“Com os grupos de dança e da música vamos tentar criar um tipo de trabalho, uma sinergia e uma motivação nos próprios grupos. Para os grupos de música vamos trabalhar os seus audiovisuais, na necessidade de realizarem os seus videoclipes sem grandes investimentos e sem ter de recorrer a outros técnicos para fazer os seus trabalhos. Já houve uma formação ministrada pela Associação de Cinema e Audiovisual no sentido da utilização de tecnologia com o telemóvel para fazer filmagens e edição das imagens recolhidas”, explica. 

Em relação à feira de artesanato, Jorge Martins indicou que será uma exposição-venda como forma de “criar uma dinâmica onde os próprios expositores acabam por criar alguma forma de sustentabilidade e sobrevivência. Isso porque sabemos que não está nada fácil a situação que se está a viver”.

Praia

Na Cidade da Praia acontece este sábado, 19, o Festival de Stand Up Comedy, no Auditório Nacional que conta com a participação de humoristas como Enrique Alhinho, Ivén Cidário, Jando Mendes, Kompas Andrade, Tikai, Beatriz Lúcio, Tony (Boca Fradu), Luís Tavares, Rúbem Barros e Delmar Elton. 

Integrado na programação das comemorações da Câmara Municipal da Praia dos 164 anos da elevação da Praia à categoria de cidade está programado um vasto programa que começa dia 19 e vai até 31 deste mês, com espectáculos de teatro e contar de estórias, em alguns bairros da capital. 

A companhia de Teatro Fladu Fla tem um programa onde vai apresentar peças já conhecidas e fazer a estreia de uma nova. 

O grupo vai apresentar a peça “Chiquinho”. No dia 27 em Santa Cruz e no dia e 28 na cidade da Praia sendo que aqui serão duas sessões, uma no Auditório Nacional e outra no Palácio da Cultura Ildo Lobo. No dia 29, apresentam a peça “Contos Tradicionais de Africa”, baseado no livro patrimônio imaterial da CPLP. No dia 30 haverá a estreia da peça “Minis di 2000”, em duas versões, uma em língua cabo-verdiana e outra em língua portuguesa”.

São Vicente

Em São Vicente o Grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo realiza, de 25 a 27, um espectáculo teatral intitulado “A Cidade do Café” baseado no texto de Rocca Vera-Cruz e encenação do actor João Branco.

Boa Vista

A Câmara Municipal da Boa Vista tem em curso, desde o dia 4 deste mês e que se estende até 2 de Abril, um conjunto de actividades intitulado “Arte em Cena”. O programa contempla a estreia de seis peças teatrais, performances, estátuas vivas, sketchs, workshops entre outras actividades cénicas que serão realizados em todos os povoados da ilha. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1059 de 16 de Março de 2022.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,20 mar 2022 9:43

Editado porAndre Amaral  em  4 dez 2022 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.