Março e o chefe de família que não quer partir

PorMário Silva,1 mai 2023 10:09

Março deixou-nos, discretamente, depois de comemorações que colocaram a mulher no primeiro plano das notícias e discussões. Até ao próximo ano querido Março, na expectativa de inovações nas comemorações e arejamento nos discursos, sob pena de se instalar a sensação de mais do mesmo, ou seja, não vale a pena irmos escutar quase sempre as mesmas pessoas e os mesmos dizeres.

Na verdade, existem algumas pessoas e instituições que há décadas monopolizam as discussões, e não estamos a ver muitos jovens assumindo pública e plenamente a igualdade material entre homens e mulheres. Existem, também, muitos homens que oferecem flores e flores, como que se penitenciando pelos pecados cometidos pelos seus antepassados e que continuam a renovar. No entanto, aplausos merecem o trabalho de muitas organizações não-governamentais que se dedicam a esta causa.

Sem qualquer esforço, constata-se que os olhares têm como destinatário o poder político, solicitando intervenção estatal, esquecendo-se que estamos numa sociedade aberta e plural e o poder político tem limites socio-estruturais e constitucionais inultrapassáveis. No nosso caso, temos sérias e fundadas dúvidas se a intervenção do Estado num ou noutro diploma legal não ultrapassou já estes limites, com efeitos perversos na estabilidade da família.

Temos consciência de que estamos a entrar num ponto em que muitos não querem que se toque, por não ser popular, partindo do pressuposto, nem sempre assumido, de que o que interessa é elogiar. Ousar apontar fragilidades de intervenção neste sector é fazer descer à terra os habituais rótulos do passado, dado algum radicalismo ainda existente em certos posicionamentos, que gera desconforto e desistências.

Seria bom levarmos em conta os ensinamentos da história do movimento feminista internacional, que demonstra caminhos diferentes para se chegar a um mesmo objectivo, cisões e conflitos, sempre que um lado quer ser detentor da verdade. Não seria mau lembrarmos que muitos matizaram a sua posição inicial perante dificuldades e os ensinamentos da experiência.

Seja como for, só um diálogo aberto e fraterno entre homens e mulheres de diversas gerações, que ignora as frustrações e os lamentos históricos, pode conduzir-nos a bom porto, sem grandes dificuldades. Infelizmente, não descortinamos um movimento feminista ou equivalente, com ideais, programas de intervenção consistentes na sociedade e reivindicações mobilizadoras; dizendo as coisas no plural, não vislumbramos movimentos feministas no verdadeiro e próprio sentido da expressão, por mais que se queira defender que fazem parte do passado.

Março regressa para o ano, mas esperamos não ouvir referências pomposas à mulher chefe de família, como ouvimos este ano, como temos ouvido nos últimos anos. Porém, reconhecemos que é difícil isto não acontecer, pois, do abominável homem chefe de família, passamos orgulhosamente para mulher chefe de família, mudando apenas o sexo de quem chefia. Ora, o conceito de chefe de família dizia respeito a um modelo de família hierarquizado, em que o marido tomava todas as decisões relativas aos seus membros, mandava na mulher e nos filhos, donde uma posição de verdadeiro chefe. Apesar de ter perdido o seu conteúdo definitório inicial, o conceito adaptou-se muito bem em Cabo Verde, a uma realidade social diferente.

Com efeito, o Código Civil de 1867, estabelecia, há 156 anos, que a mulher tinha obrigação de prestar obediência ao marido e a este incumbia, especialmente, a obrigação de proteger e defender a pessoa e os bens da mulher, cabendo-lhe administrar todos os bens do casal. A mulher não podia publicar os seus escritos sem o consentimento do marido, nem contrair dívidas sem autorização do mesmo, entre outras pérolas históricas. Deixando de lado as excepções que estabelecia, e o curto período da I República, que lutou contra este estado de coisas, o Código Civil de 1967, estatuía, assim, sobre o poder marital: o marido era o chefe da família, competindo-lhe nessa qualidade, representá-la e decidir em todos os actos da vida conjugal comum, como regra. À mulher competia o governo doméstico, entendido como administração caseira, «cuidando da alimentação, vestuário, calçado das pessoas, higiene, limpeza, roupas, luz, aquecimento, mobiliário e decoração da casa», e pouco mais.

Não se pense que este modelo era tipicamente do espaço jurídico-social português; pelo contrário, correspondia ao estabelecido em França, Alemanha, Itália e Espanha, com mais ou menos molho. A grande lição nesta área vinha e vem dos países nórdicos, que instituíram um modelo familiar alternativo, baseado no princípio da igualdade entre os cônjuges, com todas as consequências daí advenientes e os conhecidos bons frutos que o mundo admira. É para esta parte da Europa que Cabo Verde deve virar e perceber que as políticas públicas mais consistentes vêm destes países e não da França, Portugal e Espanha, com um pesado passado, difícil de aligeirar.

O legislador e uma ou outra instituição pública, de vez em quando utilizam a expressão chefe de família, o que não deixa de ser condenável face ao modelo de família plasmado na Constituição, que recusa liminarmente hierarquia entre os cônjuges, sem prejuízo de discutirmos o modelo ou modelos de família existentes na sociedade cabo-verdiana, matéria em relação à qual existem estudos muito aprofundados.

Se em muitos países se utiliza a expressão família monoparental feminina, para se referir a uma realidade em que existem apenas a Mãe e descendentes, no nosso país, esta expressão ainda não fez carreira e, provavelmente, teremos de revisitar o tema numa futura revisão, tendo como pano de fundo o exemplo Brasileiro, em que a Constituição estatui, lapidarmente: «entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes». Se a expressão família monoparental difundiu-se um pouco por todo o lado nas últimas décadas, a par de outras terminologias, a história cabo-verdiana regista que, esta estrutura familiar, existe há séculos e séculos, por razões diferentes, que vêm desde a escravatura, passando pela nossa secular emigração.

Nesta senda, é mister apontarmos o exemplo positivo do Instituto Nacional de Estatística, que no recenseamento geral da população e habitação de 2021, utiliza conceitos mais adequados a uma sociedade democrática, com expressões como agregados familiares monoparentais nucleares e monoparentais compósitos, numa abordagem plural e complexa da família cabo-verdiana.

Março regressa todos os anos, mas um dia apresentar-se-á como o mês da igualdade material entre homens e mulheres, e não como mês da mulher; será o mês em que flores penitentes deixarão de existir; cabo-verdianas e cabo-verdianos trocarão entre si flores; celebraremos, então, a partida definitiva do chefe de família. Regressa rápido, meu onírico Março! 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1117 de 26 de Abril de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Mário Silva,1 mai 2023 10:09

Editado porAndre Amaral  em  1 mai 2023 10:09

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.