O conforto das memórias, no Dia do Pai.

PorLígia Dias Fonseca,19 mar 2024 18:20

1

1.Há pessoas que têm uma memória fantástica, que se lembram de tudo e mais alguma coisa e é um prazer conversar com elas, porque dão cor e som ao passado, fazendo-nos viver o que não conhecemos ou o que já se esvaziou por entre outros momentos. Recordar o que de bom se passou faz-nos bem.

Este é o quarto ano que vivo o Dia do Pai sem o meu pai. Março sempre foi um mês muito especial na minha família: o dia de aniversário do pai a 26, precedido do Dia do Pai a 19. Sou de uma família que gosta de celebrar, gosta de festa e tudo é um bom motivo para nos reunirmos para festejar a vida. E de repente, estas duas datas deixaram de ter a presença viva do pai. Ficaram as memórias.

Memórias que me levam de volta à minha infância, ao tempo que que achava que o meu pai sabia tudo, sabia falar todas as línguas, em que tudo era possível com o meu pai. Um tempo em que não havia medo, porque ele estava presente. Dele herdei algumas coisas interessantes, como o gosto pela política, pelo Direito e a esperança numa África de sucesso para todos os que nela quisessem viver, trabalhar e amar. Com o meu pai percebi o valor da palavra dada, o compromisso com o que assumimos fazer, a solidariedade, o estar ao serviço dos outros. Muitas vezes, digo ou faço alguma coisa e de imediato percebo que estou a repetir o meu pai. Já adulta, conversar com ele, discutir opções de vida, contar-lhe as minhas aventuras, era uma alegria. Alegria maior, ainda, era ver quando os seus olhos brilhavam quando lhe falava das coisas que estava a fazer e que queria fazer e com as quais ele concordava que valia a pena. Mas também se zangava sem se zangar. Escreveu-me algumas cartas em tinta vermelha que me fizeram chorar no momento e me fazem sorrir agora.

2. Ter pai é importante na vida de qualquer pessoa. Uns perdem os pais quando ainda são crianças porque o pai morre ou porque desaparece da sua vida. Paras estas crianças, o Dia do Pai é sempre um dia de sofrimento que ao longo dos anos se transforma em revolta até que deixa pura e simplesmente de interessar. Estas situações levaram muitas escolas a suprir do seu calendário de comemorações este dia. Pessoalmente, entendo que não devia ser assim. Na escola devia aprender-se a viver e a enfrentar tudo. Porque, na verdade, a maioria dos colegas falarão deste dia do pai e das coisas que vão fazer com os seus pais. E os que não têm pai, não terão oportunidade de exprimir o que sentem, nem a oportunidade de serem apoiados pelos professores que os ensinariam a não se sentirem diminuídos pelo facto de não terem um pai presente na sua vida, nesse dia.

3. A nossa Constituição da República declara que todas as crianças têm direito a especial proteção da família, da sociedade e do Estado, que lhes deverá garantir (…) cuidados especiais em caso de (…) carência afetiva. Por outras palavras, a nossa lei magna reconhece o direito ao afeto. Direito esse que começa na família. Começa, na realidade, ainda antes da criança nascer. Afeto que deve ser dado pelo pai e pela mãe. O direito ao afeto é importante para o desenvolvimento integral da criança. Uma criança que conhece e cresce rodeada de amor, carinho atenção, de um modo geral, adquire mais segurança, tem mais condições para enfrentar os desafios, desenvolve mais capacidades de interação com os outros. A presença da mãe é fundamental, a presença do pai é igualmente fundamental nos cuidados e afetos para com os filhos. Há ordenamentos jurídicos, designadamente o Brasileiro, onde a ausência voluntária do pai na vida da criança, privando-a do seu afeto, foi considerada como causa de responsabilidade civil e o pai omisso obrigado a indemnizar o filho pelos danos causados na sua personalidade pela falta de afeto.

4. Muito se discute entre nós, a pensão de alimentos que o pai tem de prestar e a questão do registo das crianças. Felizmente, que hoje em dia, em Cabo Verde, já diminuímos em muito a falta de registo de nascimento das crianças que era motivado, em grande parte, pela não apresentação do pai. Hoje, é possível fazer o registo mesmo sem o nome do pai. Claro que não ter o nome do pai é também um problema que afeta o direito da criança. Esta tem o direito à identidade e isso implica o direito de saber e usar o nome da mãe e do pai. Mas, o maior problema nos tribunais de família, relacionados com os filhos, continua a ser a não prestação de alimentos por parte do pai. Alguns pais entendem que pagar uma pensão de alimentos pelos filhos é dar dinheiro para a mãe ter boa vida, arranjar outros homens e não sei que mais argumentos denegridores da honra da mãe. A sua convicção é tão forte que podem ir ao extremo de deixar de ter um emprego só para não serem obrigados a prestar alimentos. Nestes casos, não é uma decisão judicial que consegue alterar a situação. Saudamos, por isso, a iniciativa declarada da Associação das Mulheres Juristas (AMJ) de criar um Centro de Mediação Familiar. Pensamos que por esta via, muitas das questões ligadas à não prestação de alimentos aos filhos serão bem resolvidas.

5. Muitas vezes, aquando da regulação do poder parental, fala-se do direito de visita, significando os dias em que os filhos menores ficam ou veem o pai (referimos o pai, porque na grande maioria dos casos entre nós, é a mãe que fica com a guarda dos filhos). Isto já gerou uma campanha «Pai não é vista». Urge corrigir esta mentalidade de fixar dia de visitas em que o pai pode ver os filhos. É um direito/dever do pai estar com o filho e é um direito do filho estar com o pai. Assim, o Tribunal deve fixar em que dias o pai deve ir ver com o filho, estar com ele fora da casa da mãe e até passar alguns dias com a criança, conjugando estes dias de forma a não afetar as atividades escolares. E ir ver a criança e ficar com ela deve constituir uma obrigação que tem de ser cumprida salvo caso de força maior. Não é para ser cumprida apenas quando dá jeito ao pai ou à mãe. Por isso, a mãe também não pode criar constrangimentos ao exercício deste direito do pai. Temos visto, infelizmente, muitos conflitos gerados entre os casais desavindos quando um quer impedir o outro de estar com o filho e de participar na vida deste.

Mas hoje é Dia do Pai e seria bom que não tivéssemos tantas crianças no Sudão, em Gaza, na Ucrânia, no Haiti e pelo mundo fora, privadas do convívio, cuidado e afeto dos seus pais por causa dos conflitos armados que nesses lugares vão levando os homens para morrer nas frentes de batalha. Que São José interceda por nós, pecadores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Dia do Pai

Autoria:Lígia Dias Fonseca,19 mar 2024 18:20

Editado porAndre Amaral  em  1 abr 2024 12:18

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.