Artigos sobre Políticos

Políticos destacam conquistas e alertam para os desafios da democracia
No contexto das celebrações do Dia da Liberdade e Democracia, comemorado a 13 de Janeiro, que este ano assinala o 34.º aniversário das primeiras eleições livres em Cabo Verde, figuras de destaque da política nacional sublinharam as significativas conquistas democráticas alcançadas, mas também alertaram para os desafios persistentes que ainda precisam ser superados.

Antes que amanheça o Ano (Indiscrições e Inquietações, urbi et orbe)
Um ano tem doze meses, trezentos e sessenta e cinco dias e muitas horas de desassossego, mas também, de conforto.

Vamo-nos divertir (Let’s have fun)!
1. Há uns meses, uma jovem deputada portuguesa, no seu discurso no parlamento português durante a sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, chamou a atenção de que os políticos estão para servir o povo, que os políticos também são povo e que a sociedade não se divide em eles (os políticos) e nós (o povo). Ouvir estas palavras de uma mulher jovem que está na política mostra como, tantas vezes, o óbvio tem de nos ser dito na cara, tem de nos ser recordado para que possamos colocar as coisas no seu devido lugar.

“As agendas dos empresários e dos políticos são diferentes”
Um desenvolvimento económico verdadeiramente arquipelágico e não baseado em experiências que pouco têm a ver com Cabo Verde e prioridades bem definidas e encontradas em conjunto com o sector privado, os argumentos de Marcos Rodrigues, presidente da CCS.

“O tempo do sector privado não pode ser o tempo dos políticos”
Como está a economia cabo-verdiana? Quais são as forças e as fraquezas? E os desafios com que se debatem as empresas do norte do arquipélago? No mês em que se debate o estado da Nação, o Expresso das Ilhas ouviu o presidente da CCB, Jorge Maurício.

Cabo-verdianos sentem cada vez menos que políticos respondem às suas necessidades
Cada vez menos cabo-verdianos têm percepção de que os políticos respondam às suas preocupações e necessidades, de acordo com um inquérito divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.

"Com a crise, descobrimos que os políticos e os banqueiros são uns incompetentes"
É economista, professor universitário, escritor e jornalista. Nasceu em Angola, mas hoje é um nómada com paragens no Brasil e em Portugal. Não tem em grande conta os decisores financeiros – sejam públicos, sejam privados – e apesar da solidariedade Sul/Sul ser algo muito bonito na teoria, na prática, diz, quando as coisas dão para o torto é o: “salve-se quem puder”. Jonuel Gonçalves vai viver em Cabo Verde nos próximos meses para escrever uma história económica de Angola, “em sossego”. Entretanto, editou recentemente o livro Do Capitão Gonçalves Zarco ao Capitão Jair Bolsonaro: Movimentos Pendulares de Economia e Poder no Atlântico Sul. É esta obra que dá o mote à conversa, mas a entrevista aborda muitos outros temas.
mais