Artigos sobre VPM
Sucesso das sociedades depende da qualidade das instituições
O prémio Nobel da Economia foi ganho este ano por um trio de economistas Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson que se distinguiram pela ideia de que “o sucesso de uma sociedade não é determinado pelos seus recursos naturais, mas sim principalmente pela qualidade das suas instituições”. O livro “Porque falham as Nações” de Acemoglu e Robinson publicado em 2012 difundiu pelo mundo inteiro a importância de um país ter instituições inclusivas em vez de instituições extractivas para criar riqueza, travar a luta contra a desigualdade e garantir um ambiente propício à inovação, essencial para uma prosperidade continuada. Bem claro também ficou no livro a centralidade da democracia na criação e sustentabilidade dessas instituições.
Ministro das Finanças defende clareza e transparência nos futuros leilões do INPS
O ministro das Finanças, Olavo Correia, defendeu hoje clareza, transparência e segurança regulamentar para garantir o sucesso dos futuros leilões que o INPS possa realizar, reforçando assim a confiança e a estabilidade necessárias para a modernização do sistema financeiro cabo-verdiano.
Entendimento precisa-se para melhor gestão do Sector Empresarial do Estado
No parlamento na semana passada, o VPM e ministro das Finanças em resposta à pergunta dos deputados sobre os objectivos pretendidos com uma melhor gestão do Sector Empresarial do Estado (SEE), pôs enfase na necessidade de reduzir o risco para o orçamento do Estado e no papel de acelerador da diversificação da economia e do crescimento económico. A oposição, em outro momento da mesma sessão parlamentar, chamou a atenção para o que líder parlamentar do PAICV chamou de elevado risco representado por pelo menos seis empresas públicas de acordo com um quadro da UASE.
Vice primeiro-ministro participa na reunião de Chefes de Estado Africanos em Nairobi
O Vice Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, estará presente na reunião de Chefes de Estado Africanos junto ao Banco Mundial no dia 29 de Abril em Nairobi, Quénia.
Uma questão de atitude
O fim de semana prologado no município da Praia foi de muitos eventos e animação. O tradicional festival da Gamboa encheu a cidade de muitos sons musicais durante dois dias e, segundo os que lá estiveram, valeu a pena.
EDITORIAL: Pandemia desafia a Nação
O estado da Nação vai estar em discussão na Assembleia Nacional esta sexta-feira, dia 31 de Julho. O debate anual é sempre um momento muito especial na vida nacional na medida em que marca o fim do ano político e põe o governo em jeito de balanço da sua governação face aos deputados de todos os partidos.
EDITORIAL : Ir além do espectáculo
As perspectivas para Cabo Verde no futuro próximo não são boas. Do que se vem ouvindo do VPM e Ministro de Finanças em múltiplas declarações públicas e do que várias vezes tem sido realçado ao longo da semana nos webinars organizados no quadro do chamado exercício “Cabo Verde Ambição 2030” não ficam muitas dúvidas quanto às consequências negativas da pandemia da covid-19 sobre o país.
As incongruências do Gualberto
Gualberto do Rosário ficou pasmado com o projecto de lei da paridade e confessa que ainda está a se esforçar para perceber se «o Paicv e o MpD vão votar uma “lei da paridade” para os obrigar a construir listas eleitorais onde a presença dos sexos seja paritária.»
Chega de panaceias
O discurso do governo particularmente pela voz do Vice-primeiro-ministro e Ministro das Finanças tem sido dirigido para os jovens e para a necessidade de investimento na formação profissional.
mais