Artigos de Clemente Garcia no nosso arquivo

Democracia, liberdade de expressão, ética e espaço público
Comemorou-se no passado 13 de janeiro de 2025, o Dia da Liberdade e da Democracia. Efeméride memorável para todos os cabo-verdianos, porquanto, ela marca uma rutura com o ancien régime, velho e caduco, iniciando um novo arquétipo de governação em que o povo cabo-verdiano passou a respirar livremente, e fez uma opção por um projeto de liberdade de expressão e de imprensa, liberdade de associação e manifestação, bem como liberdade sindical e o direito à greve, de democracia, de Estado de Direito e de respeito pelos direitos humanos.

Democracia, partidos políticos e liberdade de expressão
“Há muitos significados associados à palavra democracia. Se, como Platão terá dito, há algum verdadeiro, deve estar guardado no céu e lamentavelmente ainda não nos foi comunicado.” Bernard Crick

A Logoterapia e o sentido da vida
À guisa de prólogo, importa referir que na sequência da assinatura do protocolo de cooperação entre a Assembleia Nacional e a EU Católica de Cabo Verde, as palavras proferidas pelo Cardeal D. Arlindo Furtado na ocasião, inspirou-me a refletir um pouco em torno da temática da Psicologia Positiva, ou seja, na forma como levamos a vida hoje, nesta sociedade desorientada, hiperconectada e perplexa, termo cunhado pelo filósofo francês e teórico da hipermodernidade, Gilles Lipovetsky.

Filosofando sobre a vida e a morte
“Quem ensinasse os homens a morrer, ensinar-lhe-ia a viver”. Shakespeare
mais