Artigos sobre Dia da Liberdade
UCID adverte que democracia plena não sujeita mecanismos de controlo de livre expressão e acção dos cidadãos
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) advertiu hoje que uma democracia plena requer o exercício da liberdade e sem sujeição de mecanismos de controlo da livre expressão e da acção dos cidadãos.
PAICV destaca conquistas, mas admite desafios na confiança democrática em Cabo Verde
O líder parlamentar do PAICV, João Baptista Pereira, ressaltou os avanços de Cabo Verde, incluindo a sua liderança em governança pública na África Subsariana. Entretanto, Pereira reconheceu preocupações diante de dados da Afrosondagem que revelam uma significativa insatisfação democrática entre os cabo-verdianos, chamando à reflexão e acção para enfrentar esse desafio.
Carlos Veiga afirma que princípios e valores do MpD são a melhor “bússola” para o progresso de Cabo Verde
O primeiro presidente do Movimento para Democracia (MpD), Carlos Veiga, afirmou hoje, na Cidade da Praia, que os princípios e valores deste partido são a melhor “bússola” para que Cabo Verde encontre o progresso.
Ficar livre para compreender o passado e construir o futuro
Por altura das comemorações do 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia ouviram-se reclamações e queixas quanto ao funcionamento da democracia em Cabo Verde vindas da generalidade dos actores políticos e particularmente do Presidente da República no seu discurso na Sessão Solene da Assembleia Nacional.
UCID aponta consolidação da democracia e combate à criminalidade como principais desafios de Cabo Verde
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) apontou hoje a continuação do processo de consolidação da democracia e o combate a insegurança e criminalidade como os principais desafios a serem ultrapassados pelo País nos próximos tempos.
PAICV considera que democracia cabo-verdiana apresenta sinais de retrocesso
O PAICV considerou hoje que a democracia cabo-verdiana apresenta sinais de “algum retrocesso” e situações de “défice democrático e perversões do sistema”, principalmente a nível social, cultural e institucional “apesar do percurso notável nestes 32 anos em democracia”.
MpD diz-se atento e comprometido no combate político pela defesa e democracia e do Estado de direito
O líder parlamentar do MpD, Paulo Veiga, disse hoje que o partido está atento e “totalmente comprometido” no combate político pela defesa da democracia e o estado de direito atentando contra todos aqueles que o queiram enfraquecer.
Presidente do MpD considera que 13 de Janeiro representa “mudança do regime e ruptura com o sistema” que existia
O presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, disse esta quinta-feira que o 13 de Janeiro representa a mudança do regime, uma ruptura com o sistema que existia a nível político, económico e social, representando Cabo Verde no concerto das nações democráticas.
PM defende empoderamento social para aprimorar democracia
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, apontou hoje o empoderamento social, maior concentração e diálogo político e uma justiça mais célere como aspetos que podem aprimorar a democracia do arquipélago.
EDITORIAL : Democracia e verdade
Hoje, dia 20 de Janeiro de 2021, acontece nos Estados Unidos da América a inauguração de uma nova presidência com a substituição de Donald Trump por Joe Biden. As inaugurações americanas, que acontecem de quatro em quatro anos na sequência das eleições presidenciais, por se tratarem de um processo de transferência de poder feito de forma pacífica desde os primórdios da república, são seguidas com fascínio em todo o mundo.
Carlos Veiga, Ex-Primeiro-ministro e ex-presidente do MpD : “A chama do 13 de Janeiro continua perfeitamente viva”
Comemorou-se a 13 de Janeiro o 30º aniversário do dia em que pela primeira vez os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias, após 15 anos de regime de partido único. Carlos Veiga, considerado o pai da democracia cabo-verdiana, embora recuse o epíteto, recorda as principais etapas deste processo que começou em Fevereiro de 1990 e culminou com a estrondosa vitória do MpD nas eleições de 13 de Janeiro de 1991. Foram 11 meses que mudaram Cabo Verde –“para melhor”, considera o ex-presidente do MpD.
República dividida
Finda mais uma Semana da República, que anualmente desde 2012 acontece de 13 a 20 de Janeiro e é patrocinada pelo presidente da república Jorge Carlos Fonseca, não parece que o objectivo de fazer dos feriados datas de concórdia nacional tenha sido realizado. Em declarações no dia dos heróis nacionais o PR disse que continua a pretender que não se deve seleccionar fase da história, daquela que podemos gostar mais ou gostar menos. Os jornalistas contrapõem que há muitas críticas à forma como os combatentes da liberdade da pátria são tratados.
13 de Janeiro, Sessão Solene : Jorge Carlos Fonseca alerta para dependência do Turismo
Para o Presidente da República o crescimento económico do país é um factor positivo. No entanto, Jorge Carlos Fonseca alertou que é cedo para regozijos, por esses indicadores de crescimento serem insuficientes face às necessidades do país e perante a excessiva dependência do turismo.
Sindicatos de Santiago exortam governo a “arrepiar caminhos e a ouvir os trabalhadores”
O porta-voz dos sindicatos de Santiago, Aníbal Borges exortou hoje o governo a “arrepiar caminhos e a aprender a ouvir melhor os trabalhadores”, frisando que, apesar das dificuldades e tentativas de impedimento, os objectivos delineados com a manifestação foram atingidos.
Vem aí a XII Corrida da Liberdade
A Cidade da Praia recebe na próxima segunda-feira, 13 de Janeiro, a XII edição da Corrida da Liberdade em comemoração ao Dia da Liberdade e da Democracia, em mais uma organização da Câmara Municipal da Praia que conta com a parceria da Federação cabo-verdiana de Atletismo.
Memória não é história
Todos os anos com o feriado nacional de 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, o discurso político no país divide-se. De um lado agressivamente posicionam-se os que aproveitam o evento para realçar a importância da independência sobre todo o resto. Do outro lado, ficam os que numa postura às vezes quase defensiva procuram mostrar o quanto a liberdade e a democracia são essenciais para afirmação do princípio constitucional de respeito pela dignidade da pessoa humana. Desde 2017, quando o Dia da Liberdade e da Democracia passou a ser celebrado com uma sessão solene da Assembleia Nacional, tornou-se mais visível o confronto sobre qual deve prevalecer: independência ou dignidade da pessoa humana. Na sessão solene deste ano o líder parlamentar do PAICV na sua intervenção deixou claro que não devia haver dúvidas. Os caboverdianos foram informados por ele que o 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, foi praticamente uma dádiva dos que “trouxeram” a independência e governaram sozinhos durante quinze anos até que o povo ganhasse “maturidade” e pudesse autogovernar-se.
Editorial: Ordem da Liberdade
Celebrou-se no passado sábado, o 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia e com uma sessão solene da Assembleia Nacional e uma intervenção do Presidente da República. Dezoito anos após a criação do feriado nacional e na segunda comemoração assumida por todos os órgãos de soberania ainda a data mantém-se controversa.
mais