Cândido Costa e Letícia Neves vencem 2ª edição da Corrida da Liberdade

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,13 jan 2024 15:19

Os atletas Cândido Costa, da ilha do Sal, e Letícia Neves, de Santo Antão, venceram hoje em atletismo sénior masculino e feminino, respetivamente, a Corrida da Liberdade e Democracia, realizada pela Câmara Municipal do Sal.

Cândido Costa, que desde 2019 não vencia uma prova, desta feita fez o melhor tempo e terminou a prova de nove quilómetros em 13 minutos e 29 segundo.

Em declarações à imprensa, o atleta frisou que foi uma “prova fácil”, já que tem treinado bastante e esteve a correr em casa, num percurso que já conhece “de cor e salteado”.

Em segundo lugar ficou o atleta William Santos, de Santo Antão, que fez o percurso num tempo de 13 minutos e 41 segundos.

Na classe feminina, a atleta santantonense Leticia Neves, a vencedora nesta categoria, tendo completado a prova em 34 minutos e 16 segundos, afirmou não ter sentido nenhuma dificuldade durante o percurso, que embora sendo a primeira vez foi “muito boa”.

Segue nesta categoria a atleta Maria Silva, da Ilha de São Vicente, com o tempo de 34 minutos e 52 segundos.

A correr nos veteranos, João Fortes, atleta de Santo Antão, em masculino, e Elizabete dos Reis, da ilha do Sal, em feminino levaram a melhor da competição e ocuparam o primeiro lugar do pódio.

Na categoria juvenil, feminino e masculino, numa prova de três quilómetros, Patrick Cabral, do Sal, e Marina Delgado, de Santo Antão, saíram vitoriosos com o tempo de 09 minutos e 32 segundos e 10 minutos e 39 segundos, respectivamente.

Conforme o vice-presidente da Associação de Atletismo do Sal, Júlio Nagana, o resultado desta edição é “extremamente positivo”, ressaltando que a participação de atletas das outras ilhas abrilhantou ainda mais a prova.

“Quando eu digo que o resultado é positivo e a prova tem qualidade, é porque temos nesta competição 20 atletas que vieram das outras ilhas e deram brilho à prova (…) para que os atletas possam evoluir é preciso que haja competições do tipo”, justificou.

“O percurso era para ser de 10 quilómetros, mas depois vimos aquilo que realmente é a festa e o número de atletas, reduzimos a prova para nove e correu muito bem”, concluiu Nagana.

Os primeiros classificados nesta categoria, tanto em masculino como no feminino, recebem um prémio individual de 50 mil escudos, os segundos lugares 40 mil, e os terceiros 30 mil escudos.

O quarto e quinto classificados levam, respetivamente, 20 e 10 mil escudos

Na categoria de veteranos, a primeira posição é premiada com 20 mil escudos, o segundo 15 mil ao passo que o terceiro leva 10 mil escudos.

Lista das Classificações:

Juvenil Feminino:

1º Marina Delgado- Santo Antão

2º Ester Santos- São Vicente

3º Taissa Fortes- Sal

Juvenil Masculino:

1º Patrick Cabral- Sal

2º Waldir Lopes- São Nicolau

3º Diogo Duarte- Sal

Veterano Feminino:

1º Elisabete Dos Reis- Sal

2º Maria Gomes- Sal

Veterano Masculino:

1º João Santos- Santo Antão

2º Domingos Rodrigues-

3º Flávio Andrade

Sénior Feminino:

1º- Leticia Neves- Santo Antão

2º- Maria Silva- São Vicente

3º- Crisolita Rodrigues – São Vicente

Senior Masculino:

1º Cândido Costa- Sal

2º William Santos- Santo Antão

3º Kleiton Delgado- Santo Antão

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,13 jan 2024 15:19

Editado porSheilla Ribeiro  em  14 jan 2024 9:53

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.