Artigos sobre Moedas

Governador do BCV reconhece uso indevido de moedas e apela à actuação da Polícia Judiciária
O governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, reconheceu hoje que parte das moedas em circulação no país está a ser usada de forma indevida, comprometendo o normal funcionamento do sistema monetário. Em declarações à imprensa durante a abertura do XII Encontro de Governadores dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, Óscar Santos afirmou que a Polícia Judiciária terá um papel importante no controlo desta situação.

BCV prepara moedas comemorativas dedicadas aos Tubarões Azuis
O Banco de Cabo Verde (BCV) prepara-se para lançar moedas comemorativas alusivas à selecção nacional de futebol, os Tubarões Azuis, numa altura em que o país alimenta expectativas quanto à qualificação para o Mundial de 2026, nos Estados Unidos.

Banco de Cabo Verde reforça moedas em circulação
O Banco de Cabo Verde (BCV) informou hoje que face à preocupação com a escassez de moedas em circulação, tem vindo a acompanhar a disponibilidade das mesmas em todo o país e a reforçar a sua circulação.

BCV prevê que IDE continue a diminuir
O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Cabo Verde deverá manter a tendência de diminuição iniciada em 2024. As projecções para 2025 e 2026 são negativas, segundo o Relatório de Política Monetária divulgado esta segunda-feira pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

Inquérito para descobrir onde param as moedas de Cabo Verde arranca segunda-feira
O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o banco central, terminou esta sexta-feira a formação de uma equipa que vai conduzir um inquérito para ajudar a descobrir onde param as moedas do arquipélago.

Onde param as nossas moedas?
Chamam-lhe “vil metal” mas ainda precisamos dele - aliás dela, essa moeda metálica que nem a economia digital conseguiu destronar até hoje. Por falta dela, ou delas, pagar ou passar troco está ficando difícil, ultimamente, em Cabo Verde.

Banco de Cabo Verde gastou mais de 45 mil contos a destruir e emitir notas e moedas
O Banco de Cabo Verde (BCV) gastou 45,6 milhões de escudos na destruição e emissão de notas e moedas em 2020, um aumento de 12,65% nos custos face a 2019 que o banco central justifica com as medidas adoptadas para travar a transmissão da covid-19.

Cabo Verde retirou o equivalente a 320 mil contos em notas e moedas de circulação até Julho
O dinheiro em circulação em Cabo Verde caiu 2,6% desde Janeiro, equivalente a 320 milhões de escudos, depois de ter renovado máximos de pelo menos cinco anos no final de 2019, segundo dados do banco central.
mais