De acordo com uma nota enviada à Inforpress, estes materiais foram desenvolvidos em colaboração entre os dois bancos centrais, com o apoio da organização não-governamental “Mundu Nôbu”, e têm como objectivo promover a literacia financeira junto da população cabo-verdiana.
Segundo a mesma fonte, a acção visa não só informar, mas também capacitar os cidadãos, especialmente nas camadas mais vulneráveis, acerca dos conceitos fundamentais da economia e da gestão financeira.
A apresentação dos materiais de educação financeira em crioulo ocorrerá nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão.
Além da apresentação dos materiais, Mário Centeno irá ministrar aulas de economia para os estudantes do 11.º ano de escolaridade nas diferentes ilhas do arquipélago, contribuindo para o fortalecimento da formação dos jovens em temas cruciais para o desenvolvimento económico.
Compete ao Banco de Cabo Verde, na qualidade de regulador e supervisor do sistema financeiro cabo-verdiano, o reforço da educação e do grau de literacia financeira, através de ações de formação e de consciencialização que beneficiem a população.
Os exemplares dos materiais serão distribuídos na Praia, no Liceu Cónego Jacinto, no Mindelo, no Liceu Ludgero Lima, no dia 04 de Abril, e na Ribeira Grande, no Liceu de Coculi, no dia 5 de Abril.