Artigos sobre estado social
OE 2024 “é realista, ambicioso e focado naquilo que é essencial”
O Orçamento de Estado para o próximo ano (OE2024) vai subir ao parlamento. Segundo o Ministro das Finanças, está projectado para responder às necessidades emergenciais e focado para impulsionar a dinâmica das reformas das actividades económicas. Tem como principais pilares a procura pela estabilidade económica, a promoção de reformas e investimentos para criar empregos e o compromisso com a protecção dos mais vulneráveis. É também um Orçamento que quer aumentar o potencial de crescimento económico e que procura garantir uma economia mais aberta ao mundo através do turismo sustentável, mais verde, mais azul, mais digital, mais sustentável, mais inteligente, como explica Olavo Correia nesta entrevista ao Expresso das Ilhas.
Investimento das empresas públicas eleva OE 2024 para mil milhões de euros
O ministro das Finanças revelou hoje que Orçamento do Estado (OE) para 2024 está quantificado em 85,9 milhões de contos, sendo 5% deste orçamento é financiado pelo donativo e que ao acrescentar o valor do investimento que irá ser aportado pelas empresas públicas será atingido um volume de investimentos e de orçamento no global à volta de mil milhões de euros.
Com as crises “o governo construiu o maior Estado Social alguma vez visto em Cabo Verde”
Vice-presidente do grupo parlamentar do MpD reconhece que Cabo Verde é “um país em crise”, mas garante que o governo está a fazer de tudo para ajudar o país a superar o momento negativo e que as crises contribuíram para criar o “o maior Estado Social alguma vez visto em Cabo Verde”. Entre críticas ao PAICV, Luís Carlos Silva aponta o trabalho que está a ser feito para melhorar sectores como os transportes aéreos e marítimos que considera essenciais para a economia nacional.
Pensar fora da caixa
Ainda no último trimestre do ano de 2021 o caminho para a retoma da economia na generalidade dos países sejam eles desenvolvidos, emergentes ou menos desenvolvidos continua semeado de incertezas. Não era esse sentimento nos primeiros meses do ano, quando se iniciou a vacinação massiva das pessoas em particular nos Estados Unidos e na Europa.
SARS-CoV-2 : Perguntas & Respostas (II parte)
Depois de na última edição ter explicado aquilo que a ciência já sabe sobre o SARS-CoV-2, Pitt Reitmaier, médico alemão residente em Cabo Verde, analisa agora o futuro da saúde pública mundial e a ideia de um Estado Social capaz de responder aos desafios de um mundo em mudança.
Janira quer Estatuto de Cuidador Informal
A presidente do PAICV defende a criação do Estatuto de Cuidador Informal em Cabo Verde. Em causa, segundo Janira Hopffer Almada, o envelhecimento da população e a existência de muitos adultos e crianças com doenças cronicas.
mais