Cabo Verde assinala Dia da Biodiversidade entre ameaças e esperança

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,22 mai 2018 12:33

"A seca deste ano ameaça a biodiversidade". A afirmação é do ministro da Agricultura e Ambiente, em declarações aos jornalistas à margem das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinala hoje.

“Ameaça no sentido de que podemos estar a pressionar demasiado toda a cobertura vegetal", comenta Gilberto Silva. 

Gilberto Silva acrescenta que o pastoreio livre e desordenado também põe em causa o equilíbrio do ecossistema.

“Provoca erosões, destrói a biodiversidade em si e, com certeza, Cabo Verde fica, deste ponto de vista, mais ameaçado”, explica.

Também hoje entra em vigor o decreto-lei relativo à protecção e conservação de tartarugas marinhas. Gilberto Silva diz que o Governo vai trabalhar arduamente para colocar em prática aquilo que a lei determina.

“Vamos reforçar as acções que têm que ver com a divulgação desta lei. Pensamos que há aqui um espaço muito grande para se fazer pedagogia, para desenvolver medidas persuasivas no sentido de reforçar a protecção das tartarugas marinhas", assegura. 

"Mas a lei também traz uma vertente coerciva que é preciso pôr em pratica e, por conseguinte, agora, a principal empreitada é efectivar esta lei do ponto de vista da sua aplicação”, avança.

O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado sob o lema “celebrando 25 anos de acção para a biodiversidade”. O tema foi escolhido para marcar os 25 aniversários da entrada em vigor da Convenção Sobre a Diversidade Biológica e destacar os progressos realizados na concretização dos seus objectivos a nível nacional e internacional.

Esta manhã, na Praia, varias entidades foram condecoradas pelos seus esforços na preservação da biodiversidade nacional, nomeadamente o Governo Regional das Canárias, Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Forças Armadas de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,22 mai 2018 12:33

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 nov 2018 3:23

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.