Dinamarca quer deixar de usar combustíveis fósseis nos voos domésticos até 2030

PorExpresso das Ilhas,4 jan 2022 9:08

Com vista à diminuição das emissões de dióxido de carbono a Dinamarca pretende que os voos domésticos abandonem os combustíveis fósseis até 2030. Investigadores e empresas já estão a trabalhar em soluções para tornar isto possível.

O governo da Dinamarca anunciou um ambicioso objectivo com o ano de 2030 como horizonte temporal. Até ao final da década o país pretende que os seus voos domésticos sejam livres de combustíveis fósseis. A novidade foi dada pela primeira-ministra Mette Frederiksen, que justificou a medida com a necessidade de tornar os “voos verdes”.

A Dinamarca tem como objectivo a redução de 70% das emissões globais de carbono até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Contudo, o país reconheceu que as soluções para alcançar o seu objetivo ainda não estavam em vigor.

De acordo com a primeira-ministra, os voos domésticos ecológicos são uma meta difícil. No entanto, os investigadores e as empresas já estão a trabalhar no sentido de encontrar e trabalhar em soluções.

Da mesma forma que a Dinamarca, a Suécia anunciou planos para tornar os seus voos domésticos livres de combustíveis fósseis até 2030. Depois disso, até 2045, pretende que os voos internacionais sigam o mesmo caminho. Mais do que isso, anunciou, no início deste ano, que pretendia introduzir taxas mais elevadas para aviões altamente poluidores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 jan 2022 9:08

Editado porAndre Amaral  em  4 jan 2022 9:08

pub.

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.