“Esta visita reflete o reconhecimento internacional do percurso de Cabo Verde como nação comprometida com os valores do multilateralismo, da paz, dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento sustentável”, refere a nota.
O comunicado destaca ainda que esta deslocação representa uma oportunidade para consolidar e renovar os laços históricos de cooperação entre as Nações Unidas e o Estado cabo-verdiano, reforçando o compromisso conjunto com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante a visita, Amina J. Mohammed estará acompanhada por Jean Philippe Bernardini, Oficial Sénior de Assuntos Políticos das Nações Unidas, e representará o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Agenda
Nos dias 4 e 5 de julho, a Secretária-Geral Adjunta participará nas celebrações centrais da Independência, na cidade da Praia, e manterá encontros com o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e membros do Governo.
A agenda inclui ainda uma visita ao TechPark CV, onde irá dialogar com jovens empreendedores, e a inauguração da exposição “Cabo Verde e as Nações Unidas 50+”, que destaca o percurso da cooperação entre o país e a ONU nas áreas da educação, saúde, sustentabilidade e direitos humanos.
A responsável participará também na sessão solene da Assembleia Nacional e na cerimónia oficial de evocação do Dia da Independência.