Artigos sobre 35 anos
35 Anos de Democracia: entre a Defesa da Liberdade e a Ambição Do legado da democracia à audácia de sermos um "Big Ocean State".
Diz-se frequentemente que a geografia é o destino. Para Cabo Verde, essa máxima nunca foi tão vibrante e, simultaneamente, tão desafiante como no amanhecer deste ano de 2026. Neste novo ano, ao celebrarmos os 35 anos do 13 de Janeiro, não estamos apenas a comemorar uma data no calendário ou a vitória de um modelo político sobre outro. Estamos a celebrar o momento em que os cabo-verdianos decidiram que o seu destino não seria escrito por imposição, mas por escolha.
35 anos da Declaração Política do MpD: A Transição Política na Imprensa da Época
Nos últimos anos da década de 1980, enquanto os ventos da Perestroika sopravam sobre a Europa de Leste e regimes outrora inabaláveis começavam a ruir, Cabo Verde vivia o seu próprio momento de transição. O modelo de partido único mostrava sinais de desgaste, a sociedade civil revelava inquietação e a necessidade de um debate sobre o futuro do país tornava-se cada vez mais premente. Foi nesse contexto que Humberto Cardoso, sob os pseudónimos de Péricles Miranda e Tácito Monteiro, fez do jornal Terra Nova (Mindelo, 1975 –) a sua tribuna.
IILP - 35 anos depois….
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) assinalou a 1 de novembro o 35º aniversário, evocando assim o 1º encontro de Chefes de Estado e de Governo de países de língua portuguesa, ocorrido em São Luís de Maranhão, no qual Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe decidiram a criação de um instituto para a promoção e difusão do idioma comum.
IILP viveu 35 anos "com resiliência" e precisa de mais investimento - CPLP
O director de acção cultural da CPLP defendeu hoje que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) viveu 35 anos “com resiliência", 15 dos quais sem aumentos de orçamento, e precisa de mais investimento.
mais
homepage





