Artigos sobre Poeta
Dia da Cultura: Dois Fundadores da Literatura Cabo-verdiana
No dia 18 de Outubro, Cabo Verde celebra o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, efeméride instituída em homenagem a Eugénio Tavares, poeta da Ilha Brava. Este é também o momento certo para lembrar outro escritor bravense, Guilherme Dantas, precursor da ficção cabo-verdiana, cuja obra permaneceu esquecida durante décadas. Juntos, representam duas faces fundadoras da literatura.
Corsino Fortes: Dez Anos de Saudade do Poeta da Utopia
Assinala-se este mês o décimo aniversário da morte de Corsino Fortes, ocorrida a 24 de Julho de 2015. Poeta, diplomata e homem público cabo-verdiano, Corsino foi autor de uma obra literária marcante para a afirmação cultural pós-independência e ocupou cargos de destaque na diplomacia e na administração do país. Este artigo recorda a sua trajectória, as suas funções públicas e o legado que deixou nas letras e na cultura de Cabo Verde.
Arlindo Andrade. O Poeta de “Para Além do Mar”, “Firme e Hirto como o Poilão” & outros Cânticos
A maturidade do poeta explica-se pela orgânica ligação existente entre os dois livros, qual cordão umbilical que se cunhou como indesmentível contribuição à arte poética destas ilhas crioulas. Ao inundar o espírito do leitor com imagens e arquétipos advindos da sua pátria ontológica, a infância em Boa Entrada (junto ao Poilão), lugar onde nasceu, brincou e se embrulhou na genesíaca plasticidade de estórias e tradições orais, os poemas de Arlindo Andrade assumem um ethos singular e uma (con)vocação ao leitor para se entrar no espírito do texto e escutar-lhe o Ser e a força, a energia e o(s) caminho(s) de interpretação da identidade cultural cabo-verdiana aí depositados.
mais
homepage




