Terminal do aeródromo de S. Filipe será inaugurado em Setembro, anuncia Primeiro-ministro

PorSheilla Ribeiro,31 jul 2025 11:52

A remodelação e modernização do terminal de passageiros e a iluminação da pista do aeródromo de S. Filipe estarão concluídas em breve e a sua inauguração está prevista para o mês de Setembro, conforme anunciou hoje o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva no debate sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional.

“Nas infraestruturas aeroportuárias, a remodelação e modernização do terminal de passageiros e iluminação da pista do aeródromo S. Filipe estará pronta em breve, em Setembro vamos inaugurar”, afirmou o Chefe do Governo.

Ainda no capítulo das infraestruturas aeroportuárias, Ulisses Correia e Silva anunciou que a iluminação e expansão da pista e remodelação do aeroporto Aristides Pereira, na Boavista, está garantida e acontecerá, e garantiu que a construção do Aeroporto de Santo Antão, no Porto Novo, vai avançar.

Ao nível dos portos, o governante indicou que estão em curso intervenções de grande escala, nomeadamente a expansão do Porto da Palmeira, no Sal, a expansão e adaptação do porto marítimo do Porto Novo para acolher navios de cruzeiro e outros de grande porte, e a expansão do Porto Grande do Mindelo, para operações de transbordo.

Também disse que a reabilitação e modernização da CABNAVE e a construção de gares marítimas integram o pacote de investimentos, com impacto na economia azul.

Sobre os transportes inter-ilhas, reconheceu que têm passado por momentos difíceis, mas afirmou que têm sido assegurados.

“A melhoria das conectividades vai ser reforçada com a nova frota de aviões em curso e com a introdução de novos barcos, também com processos em curso”, indicou.

Quanto à companhia aérea nacional, sublinhou os avanços registados nos últimos anos.

“A TACV foi salva de morte, recuperada, estabilizada e está a realizar voos internacionais”.

Ulisses Correia e Silva mencionou ainda o interesse crescente de companhias aéreas low cost em operar no país, atribuindo esse movimento à evolução positiva do turismo.

“Companhias low cost estão a descobrir Cabo Verde graças à dinâmica de crescimento do turismo, ao bom posicionamento de Cabo Verde como destino atrativo e seguro e à confiança na parceria estabelecida com a concessão da gestão dos aeroportos”, declarou.

Mais tarde, o ministro do Turismo e Transportes, José Sá Nogueira, disse que actualmente há mais de 30 voos low cost semanais e que até o final do ano será mais de 80 voos semanais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,31 jul 2025 11:52

Editado porAndre Amaral  em  1 ago 2025 8:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.