“Nas infraestruturas aeroportuárias, a remodelação e modernização do terminal de passageiros e iluminação da pista do aeródromo S. Filipe estará pronta em breve, em Setembro vamos inaugurar”, afirmou o Chefe do Governo.
Ainda no capítulo das infraestruturas aeroportuárias, Ulisses Correia e Silva anunciou que a iluminação e expansão da pista e remodelação do aeroporto Aristides Pereira, na Boavista, está garantida e acontecerá, e garantiu que a construção do Aeroporto de Santo Antão, no Porto Novo, vai avançar.
Ao nível dos portos, o governante indicou que estão em curso intervenções de grande escala, nomeadamente a expansão do Porto da Palmeira, no Sal, a expansão e adaptação do porto marítimo do Porto Novo para acolher navios de cruzeiro e outros de grande porte, e a expansão do Porto Grande do Mindelo, para operações de transbordo.
Também disse que a reabilitação e modernização da CABNAVE e a construção de gares marítimas integram o pacote de investimentos, com impacto na economia azul.
Sobre os transportes inter-ilhas, reconheceu que têm passado por momentos difíceis, mas afirmou que têm sido assegurados.
“A melhoria das conectividades vai ser reforçada com a nova frota de aviões em curso e com a introdução de novos barcos, também com processos em curso”, indicou.
Quanto à companhia aérea nacional, sublinhou os avanços registados nos últimos anos.
“A TACV foi salva de morte, recuperada, estabilizada e está a realizar voos internacionais”.
Ulisses Correia e Silva mencionou ainda o interesse crescente de companhias aéreas low cost em operar no país, atribuindo esse movimento à evolução positiva do turismo.
“Companhias low cost estão a descobrir Cabo Verde graças à dinâmica de crescimento do turismo, ao bom posicionamento de Cabo Verde como destino atrativo e seguro e à confiança na parceria estabelecida com a concessão da gestão dos aeroportos”, declarou.
Mais tarde, o ministro do Turismo e Transportes, José Sá Nogueira, disse que actualmente há mais de 30 voos low cost semanais e que até o final do ano será mais de 80 voos semanais.