​São Nicolau precisa de um plano integrado de desenvolvimento" - Gualberto do Rosário.

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,12 jul 2025 7:35

Gualberto do Rosário
Gualberto do Rosário(Fota da Inforpress)

O economista e ex-governante Gualberto do Rosário considerou, esta sexta-feira, que a ilha de São Nicolau precisa de um plano integrado de desenvolvimento.

Gualberto do Rosário, que falava na conferência realizada pela Associação dos Soares de São Nicolau, onde dirigiu o painel sobre turismo, economia local e transportes, destacou a necessidade de desenvolver estratégias para alavancar a ilha.

“Não é um plano centralizado, mas sim um plano imperativo para o Estado, com programas devidamente integrados, de forma a viabilizar o desenvolvimento”, afirmou.

O antigo governante reconheceu que a ilha possui várias potencialidades, mas que não são “aproveitadas”, principalmente devido ao problema dos transportes, que é um factor essencial para o desenvolvimento.

O economista realçou que, para se resolver o problema geral do desenvolvimento, o transporte ou a melhoria da mobilidade é um dos elementos essenciais.

A presença de emigrantes na ilha contribui para a dinamização da economia local, mas o problema dos transportes tem dificultado a entrada e saída de pessoas na ilha de São Nicolau.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,12 jul 2025 7:35

Editado porFretson Rocha  em  13 jul 2025 15:19

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.