Artigos sobre asa

Aeroportos nacionais crescem em Novembro apesar da perda de 1,7 milhões de passageiros
Os aeroportos nacionais movimentaram quase 25.500 passageiros em Novembro, mantendo a recuperação mensal após a paragem quase total até Julho, mas já perderam mais de 1,7 milhões de passageiros em 2020. No mesmo mês, a FIR Oceânica do Sal controlou, em média, 57 aeronaves por dia, o maior número desde Março, início da pandemia, segundo dados da empresa pública ASA.

Aeroportos de Cabo Verde recuperam mas já perderam um milhão de passageiros
Os aeroportos de Cabo Verde movimentaram mais de 20.200 passageiros em Agosto, um aumento para o dobro face a Julho, mas desde o início do ano já perderam mais de um milhão de passageiros, segundo dados oficiais. De acordo com um boletim de tráfego da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), os aeroportos de Cabo Verde receberam em Julho 470 aeronaves (-84,7% face a 2019) e 10.173 passageiros em embarques, desembarques e trânsito (-95,9% face a 2019).

A lenta retoma (e as incertezas) do negócio aeroportuário
Há um regresso tímido do negócio aeroportuário, essencialmente com as operações internas, mas voltar aos números de 2019 vai levar anos, diz ao Expresso das Ilhas o PCA da ASA, Jorge Benchimol. A empresa pública de Aeroportos e Segurança Aérea mantém há meses os custos, mas sem qualquer retorno financeiro. As perdas ultrapassam o milhão de contos.

Destaques da edição 979
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a lenta retoma (e as incertezas) do negócio aeroportuário. Há um regresso tímido do negócio aeroportuário, essencialmente com as operações internas, mas voltar aos números de 2019 vai levar anos, diz ao Expresso das Ilhas o PCA da ASA, Jorge Benchimol.

Kelton distinguido como o prémio de Melhor Jogador da primeira volta
O avançado Kelton, do Boavista da Praia, eleito o Melhor Jogador da primeira volta do campeonato regional de Santiago Sul, recebeu no sábado, antes do clássico entre Travadores e Boavista, um cheque de 10 mil escudos, patrocinado pelo antigo futebolista Mia da Veiga.

Aeroportos nacionais movimentaram mais 70 mil passageiros
O relatório anual de tráfego nos aeroportos nacionais, divulgado oficialmente pela ASA, neste mês de Fevereiro, demonstra que o balanço geral dos movimentos de aeronaves e passageiros é positivo, registando-se de Janeiro a Dezembro de 2019, a entrada de quase 70 mil passageiros a mais, em relação ao ano anterior, isso apesar da queda nos voos domésticos em todos os aeroportos nacionais.

Aeroportos tiveram menos 60 mil passageiros domésticos no ano passado
Entre Janeiro e Novembro do ano passado a ASA registou uma diminuição do tráfego doméstico em todos os aeroportos e aeródromos nacionais. O tráfego internacional, por seu turno, aumentou 6,6%.

Bruma Seca dá tréguas ao país depois de afectar dezenas de operações aeroportuárias.
A Bruma Seca já deu finalmente tréguas ao arquipélago depois de proporcionar um início de ano de constrangimentos para centenas de passageiros nacionais e internacionais.

Número de passageiros em trânsito no Aeroporto do Sal aumentou em mais de 800 por cento
No âmbito das comemorações do 80º aniversário do Aeroporto do Sal e da entrada da ilha e de Cabo Verde nas rotas da aviação comercial internacional, ficou patente a intenção do Governo de transformar a ilha do Sal numa Zona Económica Especial para o desenvolvimento do sector dos transportes aéreos.

Santiago Sul Cinco equipas na linha da frente
A quinta jornada do Regional de futebol de Santiago Sul foi marcada pelo empate consentido pelos anteriores líderes, Académica e Celtic, frente ao Desportivo e Vitória, respectivamente, situação aproveitada pelo Sporting, Bairro e Travadores para constituírem um quinteto na linha da frente.

Governo espera fechar concessão aeroportuária até final do ano ou início de 2020
O Governo espera encontrar um parceiro e assinar o contrato para concessão de serviço público aeroportuário até ao final do ano, ou no primeiro trimestre de 2020. O anúncio foi feito hoje pelo executivo, após aprovar, esta terça-feira, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que cria as bases para a referida concessão.

Tráfego e receitas da FIR Oceânica invertem tendência e voltam a crescer
O presidente do conselho de administração da empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) reveleou terça-feira que a FIR Oceânica do Sal teve uma “inversão positiva” de tráfego e volume de negócios, um crescimento acima dos 14%, durante 2018/2019.

480 mil metros cúbicos de perda de água em ASA
Estudo de perda de água da Águas de Santiago (AdS) mostra perda de 480 mil metros cúbicos por ano, só em Achada Santo António (ASA)

Lançado concurso para realização de estudos para iluminação do aeródromo de São Filipe
A empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) lançou o concurso para selecção de empresas para realização de estudos de viabilidade técnica para iluminação do aeródromo de São Filipe.

Recompra dos 40% do capital da CVT foi a melhor solução - MpD
O MpD disse hoje que a solução de recompra dos 40% do capital da CV Telecom (CVT) é opção mais ajustada e compatível com os prazos da arbitragem internacional, cuja decisão estava eminente.

"Mercado das telecomunicações foi sequestrado pelo Estado" - PAICV
PAICV reconhece que era urgente resolver a situação da CV Telecom. No entanto, o maior partido da oposição quer que o papel do INPS e da ASA neste processo seja esclarecido.

UCID quer INPS na CV Telecom a longo prazo
A UCID aplaude a compra da participação da PT Ventures na CV Telecom, pelo INPS e ASA. O partido defende, contudo, que estas acções devem “ser mantidas” para lá do curto prazo.

INPS e ASA compram participação da PTVentures na CVTelecom
Os 40% do capital da CVTelecom que até agora estavam nas mãos da PTVentures foram adquiridos pela ASA e pelo INPS chegando assim ao fim o conflito que opunha o Estado e a empresa portuguesa que tinha tido início em 2014, com a suspensão unilateral do contrato parassocial assinado em Março de 2000 com a PT Ventures.

"Aeroportos nacionais têm taxas competitivas" - ASA
Presidente da ASA, Jorge Benchimol, assegura que a competitividade dos aeroportos nacionais está assegurada e que a empresa tem um papel importante no papel que Cabo Verde tem a desempenhar no Atlântico.

Concessão dos aeroportos avança este ano, garante PM
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, quer ver finalizado ainda em 2019 o processo de concessão dos aeroportos do país, depois da privatização da TACV – Cabo Verde Airlines.
mais