Artigos sobre Asa
Aviação Civil “exige rigor e profissionalismo”
A Agência de Aviação Civil assinalou, recentemente, duas décadas de trabalho na regulação do sector aeronáutico em Cabo Verde. Mário Margarito Gomes, PCA da agência reguladora, faz um retrato do que foram estas duas décadas.
ASA “mantém-se firme” na gestão da navegação aérea através da FIR Oceânica do Sal
A Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea-SA (ASA) perdeu a gestão dos aeroportos cabo-verdianos pela Cabo Verde Airports, mas mantem-se na gerência da FIR Oceânica do Sal, “um activo importante para o crescimento da economia nacional”, disse hoje a administração.
Vinci é oficialmente gestora dos aeroportos e aeródromos nacionais
A Vinci recebeu hoje os certificados que transferem a gestão dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, da ASA para a empresa Cabo Verde Airports.
Voos internacionais controlados por Cabo Verde em valores pré-pandemia
Os voos controlados pela FIR Oceânica do Sal aumentaram 32% no primeiro trimestre do ano, face a 2022, para o equivalente a 151 por dia, praticamente regressando a valores pré-pandemia, segundo dados da empresa pública cabo-verdiana ASA. Entretanto, a companhia aérea portuguesa TAP consolidou a liderança e cresceu face ao período anterior à pandemia, como mostram dados oficiais compilados pela Lusa.
PR manifesta satisfação face ao processo “acelerado” de modernização da ASA
O Presidente da República, José Maria Neves, manifestou-se satisfeito, esta terça-feira, com o processo “acelerado” de modernização da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ASA), com perspectiva de privatização dos aeroportos, bem como a sua transformação numa empresa de navegação aérea.
ASA espera que greves anunciadas por dois sindicatos sejam canceladas
O conselho da administração da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ASA), no Sal, espera que as greves anunciadas por dois sindicatos sejam canceladas, reiterando a disponibilidade para um novo encontro, em Setembro, com os sindicatos.
Administração da ASA anuncia investimentos de 10 milhões de euros no aeroporto da Boa Vista em três anos
O aeroporto da Boa Vista terá nos próximos três anos um investimento de 10 milhões de euros para aumento da extensão da pista, melhorias no terminal e iluminação, sem incluir investimentos de handling.
ASA reduziu prejuízos para metade em 2021
A empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) registou prejuízos 928,9 milhões de escudos em 2021, quase metade face ao ano anterior, devido às consequências da pandemia de covid-19 no movimento aéreo.
Governo avança para a compra de avião para as Forças Armadas
A resolução 62/2022, aprovada em Conselho de Ministros e publicada no Boletim Oficial, autoriza os Ministros das Finanças e do Turismo e Transportes a tomar medidas para a aquisição de uma aeronave com o objectivo de reduzir as dificuldades em matéria de evacuação sanitária, quer nacionais, quer internacionais, de doentes em situação de urgência mas também para a vigilância e patrulhamento da FIR Oceânica e da Zona Económica Exclusiva (ZEE).
Voos internacionais controlados por Cabo Verde duplicaram no primeiro trimestre
Os voos controlados pela FIR Oceânica do Sal praticamente duplicaram no primeiro trimestre, face ao mesmo período de 2021, para uma média equivalente a 115 aviões por dia, segundo dados da empresa pública cabo-verdiana ASA.
Cabo Verde recebe 80 milhões de euros mais rendimentos sobre o volume de negócios
O governo entregou à Vinci Airports, durante os próximos quarenta anos, a concessão dos quatro aeroportos internacionais e dos três aeródromos do país. Em contrapartida recebe 80 milhões de euros e remunerações sobre o volume de negócios enquanto durar a concessão.
Presidente promulgou concessão de aeroportos mas faz ressalva sobre ajuste directo
O Presidente da República, José Maria Neves, promulgou o decreto-lei de concessão dos aeroportos e aeródromos ao grupo Vinci, mas deixou ressalvas quanto à modalidade de ajuste directo, devido à amplitude e importância do negócio.
Grupo Vinci escolhido para gerir aeroportos e aeródromos de Cabo Verde
O Governo aprovou a atribuição da concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil nos quatro aeroportos internacionais e três aeródromos ao grupo Vinci, segundo um decreto-lei publicado hoje.
ASA, ELECTRA e TACV responsáveis por 83% do resultado líquido negativo do desempenho do Sector Empresarial do Estado em 2021
O exercício das empresas públicas teve uma melhoria ligeira em 2021, mas a maioria continua a apresentar resultados negativos, segundo o relatório de desempenho do sector empresarial do Estado (SEE) 4º trimestre acumulado, publicado pela Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE) do Ministério das Finanças. A melhoria registada no volume de negócios deveu-se, principalmente, à retoma económica impulsionada pelo turismo.
PAICV defende intervenção do Estado para garantir integralidade dos direitos dos trabalhadores da ASA
O deputado nacional do PAICV pelo círculo do Sal, Démis Almeida, defendeu hoje a intervenção do Estado no sentido de garantir a integralidade dos direitos dos trabalhadores da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).
Trabalhadores da ASA suspendem greve após entendimento entre sindicatos e administração
Os trabalhadores da Empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) decidiram suspender a greve de três dias, após entendimento entre os sindicatos e a administração, na sequência das negociações mediadas pela Direção-geral do Trabalho.
Trabalhadores da ASA anunciam greve de dois dias para finais do mês de Dezembro
Os trabalhadores da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ASA), no Sal, anunciaram uma greve por um período de dois dias, de 28 a 30 do corrente mês, abrangendo todas as classes profissionais da empresa.
Tráfego aéreo dá sinais de retoma
O Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo é comemorado a 20 de Outubro. Paulo Cabral, controlador de tráfego aéreo, conta ao Expresso das Ilhas como é que uma profissão tão específica como a sua enfrentou a pandemia e as restrições de voo que esta implicou.
Aeroportos nacionais com menos 43,5% de passageiros até Agosto
O movimento total de passageiros nos aeroportos nacionais caiu este ano 43,5%, até Agosto, em termos homólogos, para menos de 380.000, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, indicam dados oficiais.
Aeroportos com menos 56% de passageiros face a 2020
O movimento de passageiros nos aeroportos cabo-verdianos caiu 56% nos primeiros sete meses do ano, em termos homólogos, para cerca de 285 mil, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, indicam dados oficiais.
mais