Artigos sobre Constituição de Cabo Verde

Não mais embalar o povo com estórias
Foi notícia no dia 12 de Setembro a declaração do presidente da república a tomar a data como “início das comemorações do centenário de Amílcar Cabral”. De imediato, a comunicação social pública surgiu na sua onda de costume a tecer loas à figura do líder do PAIGC e à luta de libertação na Guiné-Bissau secundada pela Fundação Amílcar Cabral a clamar por gratidão eterna dos cabo-verdianos para com os “libertadores”.

A matriz daquilo que hoje somos como instituição e como sociedade deve-se à década de 90
Foi apresentado esta terça-feira, na Praia, o livro “Poder e Oposição em Cabo Verde” da autoria de Carlos Veiga. A obra é uma selecção de discursos, mensagens e entrevistas do antigo coordenador e primeiro presidente do MpD, abrangendo um espaço temporal de 25 anos, incluindo um dos momentos cruciais da história recente de Cabo Verde que se inicia em Fevereiro de 1990, com a abertura política, e culmina com a vitória do MpD, liderado por Carlos Veiga, com duas maiorias qualificadas nas legislativas de 1991 e 1995. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o autor revela que com esta obra “quis, no fundo, deixar escrito e disponível para todas as pessoas que estiverem interessadas, nomeadamente historiadores, investigadores, professores e jornalistas um período essencial da história contemporânea de Cabo Verde”.

Parlamento cabo-verdiano atribui Ordem Amílcar Cabral ao ex-PR Jorge Carlos Fonseca
A Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, a atribuição da Ordem Amílcar Cabral, a mais alta distinção do país, ao ex-Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, que exerceu as funções em dois mandatos, de 2011 até 2021.

Presidente da República: "É uma feliz coincidência comemorarmos o Dia Nacional dos Direitos Humanos na data do aniversário da Constituição"
Cabo Verde assinala no dia 25 de Setembro o 28º aniversário da Constituição e o segundo da instituição do Dia Nacional dos Direitos Humanos. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Jorge Carlos Fonseca fala do simbolismo das duas datas e da sua relevância para a vida individual e colectiva dos cabo-verdianos.
mais