Artigos sobre Fundo Soberano
Olavo Correia quer que Fundo Soberano ajude empresas nacionais a acederem ao mercado financeiro internacional
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, quer que o Fundo Soberano de Garantia ao Investimento Privado ajude as empresas cabo-verdianas a acederem ao mercado financeiro internacional, quer do plano regional como do mundial.
Cabo Verde quer um turismo de qualidade, mas não é um destino de qualidade
O turismo de Cabo Verde prepara-se para entrar na chamada época alta, com a perspectiva de conseguir, em 2023, um recorde anual de turistas. Por detrás dos números, das estatísticas quantitativas, porém, levantam-se vários desafios ao sector, tanto a nível da qualidade do destino, como da ainda incipiente diversificação. Em conversa com o Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara de Turismo, Jorge Spencer Lima, aborda essas e outras questões e apela a uma “gestão do real”, ao invés da “gestão da utopia”, que muitas vezes se faz neste e outros sectores.
Fundo Soberano criado pelo governo vai funcionar em 2020
O Fundo Soberano criado pelo governo vai funcionar ainda neste ano de 2020. A garantia foi dada pelo vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças, em declarações aos jornalistas à margem da visita efectuada ao Centro de Emprego e Formação Profissional da cidade da Praia.
O princípio da zona livre de comércio em África
O ano económico de 2019 teve altos e baixos. O crescimento do país continuou, mas Cabo Verde também perdeu posições no ranking da competitividade. Eventos internacionais chamaram investidores de todos os cantos do mundo ao arquipélago, mas as condições laborais foram consideradas deficitárias. Já a nível continental, este foi o ano do início da grande revolução comercial em África, com a operacionalização da zona económica livre, a maior algum dia criada no mundo.
Presidente da República promulga lei que cria fundo soberano para investimento privado
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, promulgou hoje a lei que cria o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado, que terá uma dotação inicial de 100 milhões de euros.
"Dinheiro é o que não falta", país precisa de "gestores adequados" - Olavo Correia
O Governo diz que Cabo Verde tem dinheiro para quem queira investir, criar valor e fazer do arquipélago um país desenvolvido. O que é preciso são projectos bancáveis e gente preparada, bem qualificada e formada, afirmou ontem Olavo Correia.
"Estado tem de ter a perspectiva de criar valor para o país" - Ministro das Finanças
Ministro das Finanças esteve quinta-feira na Comissão Especializada de Finanças e Orçamento onde foi ouvido por causa da criação do Fundo Soberano de Garantia ao Investimento Privado e a extinção do Trust Fund.
Fundo soberano causa divergências
As opiniões no país continuam a dividir-se quanto aos efeitos sobre a dívida do Estado que eventualmente virão da extinção do Trust Fund e subsequente criação de um fundo soberano de garantia ao investimento privado. O Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças voltou a afirmar num encontro com empresários em S. Vicente que se vai avançar com a criação do Fundo Soberano “sem qualquer impacto sobre a dívida pública”. Dias antes o Governador do Banco Central (BCV) foi categórico a dizer que a “dívida pública vai subir, pelo menos a prazo”. A divergência em certa medida está no facto de o governo acreditar que a substituição dos títulos da dívida que o BCV detém neste momento (TCMF) pelos novos títulos TTRP emitidos pelo Tesouro irá acontecer perfeitamente sem fricção, enquanto o BCV duvida que isso seja possível. E a verdade é que se realmente a substituição não proceder como previsto há consequências entre as quais o aumento da dívida pública.
Destaques da edição 903
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com o novo CEO da Cabo Verde Airlines. Jens Bjarnason espera que a empresa comece a apresentar lucros já em 2021.
Presidente da CCB expectante com criação do fundo soberano
O presidente da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB), Belarmino Lucas, disse terça-feira que com o fundo soberano vai ser possível criar condições que contribuirão para a resolução do problema de falta de financiamento à iniciativa privada.
Destaques da edição 902
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à audiência de João Serra no Parlamento, sobre o fim do Trust Fund e a Criação do Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado: Dívida pública vai subir, pelo menos a prazo.
Oposição quer saber de onde virá o dinheiro para capitalizar o Fundo Soberano
O PAICV pede ao governo esclarecimentos sobre a criação do Fundo Soberano. Numa declaração política, pela voz do deputado Julião Varela, o maior partido da oposição reafirma que o Estado não tem capital para constituir o fundo.
PAICV considera que Governo não tem recursos para financiar Fundo Soberano
O Secretário-geral do PAICV disse hoje, numa conferência de imprensa, que se o Estado quiser constituir um Fundo Soberano terá que ter recursos próprios, como acontece em outros países.
Fundo Soberano não será capitalizado com recursos do INPS - Governo
O Governo garante que não vai utilizar os fundos do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) para a capitalização do Fundo Soberano, garantia do ministro das Finanças, esta manhã, na Praia.
mais