Esta é a história de uma engenharia financeira que o governador do Banco de Cabo Verde considera “altamente complexa”. Num parágrafo: os TCMF (Títulos Consolidados de Mobilização Financeira), o passivo do Trust Fund nas mãos do BCA, BCV, INPS e a seguradora Garantia, vão ser trocados por Títulos do Tesouro. Estes vão ser resgatados mais tarde com o dinheiro feito com os TRMC (Títulos de Rendimento de Mobilização do Capital), que serão emitidos pelo futuro Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado. Se tudo correr bem, a dívida pública cabo-verdiana não vai aumentar durante muito tempo.
Também neste número, o Conselho de Administração da TACV: Estado com dois lugares, Loftleidir fica com quatro. Plano de capitalização da TACV prevê também que sejam investidos, proporcionalmente, pelo Estado e pela Loftleidir Cabo Verde cerca de 12 milhões de dólares norte-americanos.
Clemente Garcia, presidente da Câmara Municipal de São Domingos: “Os ganhos dos 25 anos da criação do município são imensos”. O Concelho de São Domingos assinala esta quarta os 25 anos da sua ascensão à categoria de município. O edil Clemente Garcia destaque nesta entrevista os ganhos conseguidos nestes 25 anos e anuncia para este ano o arranque de duas obras estruturantes para a alavancagem do turismo e da economia de São Domingos: a asfaltagem da estrada que liga Variante a Praia Baixo e a requalificação da orla marítima da zona balnear.
Reportagem: Reinvenção dos mercados. O mercado do Plateau está em ebulição. Não no sentido em que sempre esteve - muita agitação, barulho e movimento, que aliás, de certo modo, ainda mantém -, mas no conjunto de iniciativas em curso para o próprio espaço e, principalmente, para as vendedeiras. O objectivo é claro e alinhado com as tendências internacionais em espaços do tipo: promover o regresso aos Mercados, quer por parte dos consumidores, quer das rabidantes.
Ainda neste número, Projecto da Lei da Paridade entregue ao parlamento. A Rede das Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas fez, na segunda-feira, a entrega formal do projecto da proposta de Lei da Paridade aos partidos políticos com assento na Assembleia Nacional para que assim se inicie o processo de discussão e aprovação do documento.
No interior, a opinião de José Almada Dias, Os donos do maior Carnaval de África, o futuro e os clichés do costume (I); de Silvino de Oliveira Lima, Cabo Verde: Questões de mobilidade; e de Manuel Brito-Semedo, Orlanda Amarílis, A Menina da Certeza.