Edição 1143

PorExpresso das Ilhas,25 out 2023 0:06

A manchete desta edição é dedicada ao Turismo, sector essencial para a economia cabo-verdiana.

O turismo de Cabo Verde prepara-se para entrar na chamada época alta, com a perspectiva de conseguir, em 2023, um recorde anual de turistas. Por detrás dos números, das estatísticas quantitativas, porém, levantam-se vários desafios ao sector, tanto a nível da qualidade do destino, como da ainda incipiente diversificação. Em conversa com o Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara de Turismo, Jorge Spencer Lima, aborda essas e outras questões e apela a uma “gestão do real”, ao invés da “gestão da utopia”, que muitas vezes se faz neste e outros sectores.

Além da entrevista destaque igualmente para as perspectivas para o sector turístico nacional.

Instituto do Turismo prevê que no próximo ano mais de um milhão de turistas visitem o país. Número que deverá duplicar até 2030. Instituto Nacional de Estatística aponta para uma maior diversificação de países emissores.

Falamos também, nesta edição, sobre Bibliotecas Escolares que têm vindo a apostar em dinâmicas para cativar estudantes.

As bibliotecas escolares enfrentam grandes desafios na era digital com a crescente disponibilidade de recursos online e a necessidade de se adaptarem a novas formas de aprendizagem e pesquisa. Várias bibliotecas escolares da Praia apostam na diversificação de actividades para incentivar o gosto pela leitura nos estudantes.

Na capa desta edição falamos igualmente sobre o ataque informático à CVTelecom que aconteceu na passada quinta-feira.

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) anunciou esta segunda-feira que tem em andamento uma investigação com o objectivo de entender o ataque cibernético que atingiu a CVTelecom na madrugada do dia 19 de Outubro e monitorar as acções correctivas tomadas pela operadora. No mesmo dia, Francisco Almeida, administrador da CVTelecom, informou que está a decorrer uma investigação forense para determinar as causas e a origem do ataque e tranquilizou os clientes, garantindo que todos os serviços estariam restaurados nas 48 horas seguintes.

Destaque de primeira página para o Africa’s Pulse, o mais recente relatório do Banco Mundial sobre a economia africana.

Cabo Verde foi uma das economias que mais cresceu, este ano, na África subsariana, mas para o resto da região as perspectivas continuam sombrias. A crescente instabilidade, o fraco crescimento das maiores economias da região e a incerteza persistente na economia global estão a afectar negativamente as projecções, de acordo com o último Africa's Pulse do Banco Mundial. Segundo o relatório, há mesmo o risco dos anos 2015-2025 se transformarem numa “década perdida”.

Na Cultura fazemos a antevisão de mais uma edição do Festival de Teatro Mindelact que decorre na cidade de Mindelo de 3 a 11 de Novembro e que vai ter 37 especáctulos, companhias teatrais de seis países, cinco palcos. 29º Mindelact revela programação, maioritariamente no feminino.

A ler, igualmente, o artigo de opinião ‘O que diz o Índice Global de Inovação de 2023 sobre Cabo Verde?’, da autoria do professor universitário João Fonseca.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 out 2023 0:06

Editado porAndre Amaral  em  25 out 2023 15:43

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.