Nuno Ribeiro manifestou esta inquietação à Inforpress no seguimento da tradicional corrida de São Silvestre da Praia, prova que este ano foi realizada no domingo e que foi notória a adesão dos praticantes em relação a anos anteriores.
“Nós estamos com um enorme problema que é a fuga dos atletas para o estrangeiro. Estamos a apostar muito na formação e certamente a partir do mês de Fevereiro vamos levar o atletismo aos bairros da cidade da Praia, de forma a estimular os mais novos a tomar o atletismo como um desporto de referência e de preferência”, esclareceu.
É que para este dirigente esta pode ser a forma encontrada para colmatar a saída de muitos dos atletas mais capacitados para a emigração na diáspora cabo-verdiana.
Os fundistas santantonenses Wiliam Sanches e Edena Lima (residente na cidade da Praia) venceram no domingo 29, a prova de São Silvestre, Praia’2024, na distância dos 10 Km, organizada pela Associação Regional de Atletismo de Santiago Sul.
Nos veteranos, Elias Furtado de Santa Catarina de Santiago conquistou a prova masculina, enquanto Filomena Vieira, de São Jorge dos Órgãos, venceu a competição feminina.
Nos 100 metros, o gambiano George Ied, foi o grande vencedor ao provar que continua a ser o velocista mais rápido a competir no país, ao passo que em feminino a prova foi conquistada pela jovem promessa Celeise Pinto, da cidade da Praia.