Artigos sobre Coimbra

“Sempre quis perceber como as ‘coisas’ funcionam”
A 11 de Fevereiro assinalou-se o Dia Internacional das Mulheres na Ciência. A data foi pretexto para uma conversa com a biomédica Pâmela Borges na qual falamos sobre o seu percurso, gosto pela investigação na saúde e os projectos que tem em curso. Para esta cientista, ser mulher na ciência é algo cada vez mais normal e, no seu caso, nunca foi obstáculo na sua profissão.

Mário Lúcio com concerto em Coimbra
O músico e escritor Mário Lúcio e a Orquestra Clássica do Centro (OCC) vão dar um concerto conjunto no exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, no dia 22.

A minha prima Dodó
Início dos anos 90 do século passado. Subi as escadas do nº 191 da Av. António Augusto de Aguiar, à Praça de Espanha, como a gente dizia aos táxis. Toquei à campainha do primeiro andar e uma empregada gorducha e muito branca entreabriu a porta e olhou-me de cima a baixo com olhar desconfiado, o que deseja? A dona Dodó está? Ela olhou-me espantada e ainda mais desconfiada e atirou, a senhora morreu!

À procura do ensino superior
Em Portugal, na última década, tem aumentado o contingente de estudantes caboverdianos enviados, com o apoio das câmaras municipais, para instituições e cidades periféricas, onde sobrevivem sem bolsas de estudo e em situação de subemprego, prostituição e coisas outras, o que leva à desistência de uma larga maioria desses jovens e à opção pela vida de emigrante.

Expresso das Ilhas reedita "Suplemento Cultural"
O Expresso das Ilhas comemora os 60 anos do "Suplemento Cultural" ao "Cabo Verde Boletim de Propaganda e Informação" e o Dia Nacional da Cultura, celebrado a 18 de Outubro, com uma edição fac-similada do referido "Suplemento".

Manuel Faustino: o médico comprometido com a criação musical (II Parte)
À data da partida de Manuel Faustino para Coimbra, precisamente no limiar do último trimestre de 1965, no intuito de prosseguir os estudos universitários, o ambiente musical em São Vicente caracterizava-se, em linhas gerais, por alguma efervescência, tendo em atenção, por um lado, o crescimento urbanístico da cidade portuária e, por outro, a pujança da ilha, em termos socioculturais, a despeito dos constrangimentos e dificuldades de vária índole. O fértil universo imaginário da infância e adolescência de Faustino, no plano meramente musical, é povoado, entre outras coisas que então o fascinavam, pelas famosas e populares salas de baile de João Tolentino e de Zé de Canda, mas, sobretudo, pelos célebres bailes de viola e bico, à volta dos quais gravitavam figuras musicais sobejamente conhecidas e veneradas do meio mindelense. “O meu pai não tocava nenhum instrumento musical, nem cantava, mas, eu ainda criança, passava-me uma certa amizade, diria, alguma preocupação justificada com a música, que terá ficado inscrita em mim para a vida inteira”.

Países de língua portuguesa devem coordenar respostas na saúde pública
O ministro da Saúde de Portugal, Adalberto Campos Fernandes propôs à CPLP a identificação dos recursos especializados na gestão de crises de saúde pública, para promover a coordenação de respostas conjuntas solidárias a situações de emergência.
mais