Presidente da República inicia hoje visita a São Tomé e Príncipe

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 jul 2024 8:29

José Maria Neves inicia hoje uma visita de uma semana a São Tomé e Príncipe, para participar no 49.º Aniversário da Independência e encontrar-se com as comunidades de emigrantes cabo-verdianos que residem naquele país.

A visita de uma semana José Maria Neves a São Tomé e Príncipe será também a primeira “Presidência na Diáspora em África”, segundo a Presidência da República.

O programa intercala momentos da visita de Estado com outros da “Presidência na Diáspora”, que incluem, sobretudo, encontros com a comunidade cabo-verdiana, que se estima em mais de 70 mil pessoas.

Hoje, o chefe de Estado de Cabo Verde será recebido no Palácio do Povo pelo homólogo Carlos Vila Nova, com qual vai manter um encontro restrito, seguido de uma conferência de imprensa, de acordo com o programa divulgado pelo protocolo são-tomense.

Na quarta-feira, o programa de José Maria Neves inclui visitas à Assembleia Nacional, a uma fábrica de chocolates, além de um encontro com o primeiro-ministro, Patrice Trovada, e uma passagem pela bienal de artes e cultura.

Na quinta-feira, José Maria Neves viaja para a ilha do Príncipe, onde decorrem as comemorações do 49.º aniversário da independência, na sexta-feira.

Os dois presidentes voltam a ter uma reunião restrita, no sábado, ainda na ilha do Príncipe, seguida de um encontro com a imprensa.

José Maria Neves regressa à capital, São Tomé, no domingo, para realizar depois um programa junto das comunidades cabo-verdianas no arquipélago até terça-feira.

A cooperação entre os dois Estados foi reforçada com o Acordo Geral de Cooperação, no quadro da 1.ª Comissão Mista entre os dois países, em Agosto de 2007.

Entre os sectores prioritários de cooperação destacam-se a educação, saúde, pescas, agricultura e administração pública, além de intervenções que beneficiem a comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe.

A 2.ª Comissão Mista realizou-se em Março de 2022 e nova reunião está a ser preparada para se realizar ainda este ano, segundo anunciou em Abril, durante uma visita a Cabo Verde, o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 jul 2024 8:29

Editado porAndre Amaral  em  14 jul 2024 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.