Artigos sobre Mário Lúcio Sousa
Cabo Verde lança Festival Pela Paz e para Amílcar Cabral
O município de Tarrafal de Santiago será palco nos dias 12, 13 e 14 de Setembro do Festival Pela Paz e para Amílcar Cabral. Manuel de Candinho, Chico César, Fattú Djakité são alguns nomes já confirmados para o festival.
Mário Lúcio Sousa distinguido com o “Prix de La Musique” da Academia Francesa de Música 2023
O cantor e compositor cabo-verdiano Mário Lúcio foi galardado com o “Prix de La Musique” na sua selecção dos melhores deste ano na categoria Criação, com o álbum “Migrants”.
Mário Lúcio – música, partilha e gratidão
Não podia deixar de trazer para o nosso encontro semanal um convidado que desde cedo me encantou. Dono de uma criatividade artística de excelência, alia tal dádiva à capacidade de execução.
Mário Lúcio e a Orquestra Gulbenkian com dois concertos em Portugal
O músico cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa e a Orquestra da Gulbenkian vão estar juntos em dois concertos em Portugal. Estes concertos estão agendados para os dias 8 e 9 deste mês, na Gulbenkian Música.
Mário Lúcio sentiu Amílcar Cabral presente enquanto escrevia o livro sobre a sua vida
Mário Lúcio Sousa ofereceu o primeiro exemplar de “A última lua de homem grande” a Amílcar Cabral, o homem que mudou a sua vida e cuja presença sentiu enquanto escrevia a história do “pai” da independência guineense e cabo-verdiana
A Última Lua de Homem Grande, Novo livro de Mário Lúcio Sousa
A Última Lua de Homem Grande, finalista do Prémio LeYa em 2021, o mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, vai ser apresentado no Tarrafal de Santiago, sua localidade de nascimento, no próximo sábado, dia 7 de Maio, e na Praia, na segunda-feira, dia 9.
“Temos o Homo Sapiens, na origem, e o Homi Criolo, na síntese”
Com o seu tardio ensaio-manifesto sobre a crioulização, Mário Lúcio Sousa lança um novo olhar e nova luz e provavelmente muita polémica sobre o processo de miscigenação que o autor situa na Ribeira Grande de Santiago no séc. XV entre a África e a Europa, entre o branco e o negro do qual resultou o “Homi Criolo”.
Edição 1054
Na edição desta semana fazemos manchete com a entrevista a Mário Lúcio Sousa.
“Manifesto A Crioulização” é o novo livro de Mário Lúcio
“Manifesto A Crioulização” é o título do novo livro do músico e escritor Mário Lúcio Sousa, que será apresentado esta quarta-feira, 19, no concelho de Tarrafal de Santiago.
As cores-amor de uma maré-luz
“Mar e Luz” é provavelmente um dos álbuns mais originais e interessantes de Mário Lúcio. A instrumentação densa que se assenta na escolha criteriosa dos instrumentos habituais no músico é aqui substituída pela beleza do simples, pelos desenhos feitos com as cordas do violão, a voz e algum sublinhar de precisos pormenores musicais, com sonoridades pontuais de um ou outro instrumento adicional.
Mário Lúcio com “O Diabo Foi Meu Padeiro”
Depois de Portugal, agora é a vez da cidade da Praia conhecer o mais recente romance do cantor, compositor e escritor Mário Lúcio Sousa, intitulado “O Diabo Foi Meu Padeiro”.
Jotacê à Conversa: “Aprendi a acreditar mais no que não sei do que no que sei, porque aquilo que não sei é muito maior” - Mário Lúcio
Vive da música, na música e para a música. Poeta, pintor, escritor e profundo conhecedor do espectro cultural cabo-verdiano, encontrou no Budismo a disciplina que diz ser necessária para aprender a compreender, respeitar e tolerar, amando-se. Completa 40 anos duma carreira, a que gosta de chamar “Percurso Musical”, tem dedicado a vida inteira à música de Cabo Verde, a dada altura com sentido de missão e de estado, e congratula-se que o AME tenha contribuído para melhorar a vida das pessoas.
Recomendação para ouvir: Os discos nacionais que mais rodaram durante 2018
É já habitual percorrer o ano que finda tentando atribuir a nossa “classificação” para os melhores do ano.
Mário Lúcio convida Emicida
Mário Lúcio Sousa actua esta semana no Rio de Janeiro e em São Paulo, um show a que denominou “África, uma viagem musical” e onde estarão em destaque os temas do seu mais recente disco “Funanight”. Em São Paulo, irá dividir o palco com o rapper Emicida.
mais