Cabo Verde lança Festival Pela Paz e para Amílcar Cabral

PorDulcina Mendes,17 ago 2024 8:35

O município de Tarrafal de Santiago será palco nos dias 12, 13 e 14 de Setembro do Festival Pela Paz e para Amílcar Cabral. Manuel de Candinho, Chico César, Fattú Djakité são alguns nomes já confirmados para o festival.

Trata-se de uma iniciativa cultural multidisciplinar que pretende cruzar fronteiras, romper barreiras e unir povos com recurso à paz.

“No actual contexto, onde imperam conflitos de diversa ordem, o Festival Pela Paz incide na educação pela paz e para ela e propõe acções que incentivam, propaga a paz como factor principal do desenvolvimento económico, social, cultural, individual e humano”, sublinha a nota divulgada pela organização do evento.

A mesma fonte indica que Cabo Verde, o país eleito para acolher este evento, mais concretamente a cidade do Tarrafal, terra natal do músico, escritor, poeta, dramaturgo, pensador e ex-ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, que enquanto mentor e anfitrião deste projeto (junto com a Câmara Municipal do Tarrafal), conseguiu reunir artistas, instituições, empresas, profissionais, voluntários e organismos vários, nesta missão conjunta de recuperar o espírito colaborativo na organização deste tipo de eventos e de levantar a bandeira de Cabo Verde como um país de paz.

A programação construída à volta do tema que dá nome ao festival atravessa a diversidade cultural do arquipélago e apresenta concertos, teatro, dança, exposições, conferências, encontros de pacificação e demais actividades com enfoque no social.

“A partir do Tarrafal, símbolo de liberdade e da paz, prevê-se ainda, o lançamento de um programa de candidatura para as melhores iniciativas de Paz e a entrega da bandeira ´Pela Paz´ ao município do Tarrafal, que deverá ser sustentada durante o ano com acções em diversos bairros, unindo agentes e líderes comunitários no trabalho a longo prazo, com abrangência nacional, regional e global”, lê-se no comunicado. No dia 13 de Setembro, Tarrafal será tomado pelo som autêntico e envolvente de Manuel de Candinho, acompanhado por um quinteto que promete fazer a alma dançar ao ritmo das raízes de Cabo Verde.

Manuel de Candinho com sua guitarra em mãos, tece histórias da sua terra natal, São Domingos, transformando cada nota num tributo à força e cultura cabo-verdiana.

Ao longo de décadas, na diáspora e nas ilhas, ele tem sido uma ponte entre gerações, levando o som de Cabo Verde para além-mar e conquistando corações com sua melodia e dedilhar inconfundíveis.

No dia 14 de Setembro, o palco do Tarrafal se encherá de magia e poesia com a presença do artista brasileiro Chico César. Sua música, carregada de histórias e emoções, transcende fronteiras e toca profundamente a alma, celebrando a paz, a liberdade e a união.

Chico César é um trovador moderno, cujas canções vibram com a energia do Brasil e do mundo. Com uma voz que ecoa os sentimentos mais profundos e letras que dançam entre a realidade e a utopia, ele nos convida a uma viagem onde cada verso é uma semente de esperança.

AGENDA Cultural

- Música ao vivo com Arlindo Rodrigues, no Restaurante Avis, na Praia, esta sexta-feira, 16, às 19h00.

image

- Noite de Batuque com batucadeiras Terrero Xubenga, no restaurante Nice Kriola, na Praia, esta sexta-feira, 16, às 20h00.

image

- Música ao Vivo com Amílcar Semedo e Banda, no restaurante Kebra Cabana, na Praia, esta sexta-feira, 16, às 21h00.

image

- Música ao vivo com Ineida Moniz, Ulisses Portugues, Ejay Santos e Tidey, no restaurante Quintal da Música, na Praia, este sábado, 17, às 21h00.

image

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1185 de 14 de Agosto de 2024.

Autoria:Dulcina Mendes,17 ago 2024 8:35

Editado porFretson Rocha  em  20 set 2024 13:20