Edição 1054

PorExpresso das Ilhas,9 fev 2022 0:12

Na edição desta semana fazemos manchete com a entrevista a Mário Lúcio Sousa.

Com o seu tardio ensaio-manifesto sobre a crioulização, Mário Lúcio Sousa lança um novo olhar e nova luz e provavelmente muita polémica sobre o processo de miscigenação que o autor situa na Ribeira Grande de Santiago no séc. XV entre a África e a Europa, entre o branco e o negro do qual resultou o “Homi Criolo”. Em entrevista via email ao Expresso das Ilhas a propósito do seu livro Manifesto a Crioulização recentemente apresentado no país, Mário Lúcio Sousa sintetiza várias teses e conceitos-chave defendidos na obra.

Destacamos igualmente o Dia Internacional das Mulheres na Ciência.

A 11 de Fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres na Ciência. A data foi pretexto para uma conversa com a biomédica Pâmela Borges na qual falamos sobre o seu percurso, gosto pela investigação na saúde e os projectos que tem em curso. Para esta cientista, ser mulher na ciência é algo cada vez mais normal e, no seu caso, nunca foi obstáculo na sua profissão.

Esta semana lembramos igualmente o Dia Mundial da Rádio.

A diversidade do sector radiofónico não tem paralelo no panorama mediático cabo-verdiano. As rádios privadas pedem há muito políticas públicas capazes de corrigir assimetrias antigas.

Na saúde destacamos a legislação que vai ser aprovada no Parlamento e que permite que Cabo Verde possa passar a realizar transplantes renais.

Proposta de lei do governo vai ser apresentada, esta semana, ao Parlamento para aprovação. Legislação estabelece regras para transplante renal e vai aliviar serviços de hemodiálise. Taxa de ocupação do centro de diálise da Praia ultrapassa os 90%.

Nesta edição falamos-lhe igualmente sobre mais uma edição do Cabo Verde Investment Forum que desta vez ser realizou no Dubai.

Segundo José Almada Dias esta edição do Forum "correu muito bem” e teve a presença de vários investidores e de fundos de investimento que estavam presentes na Expo Dubai e que viajaram de Cabo Verde.

Na opinião a ler o artigo de Isa Miranda com ‘Reivindicamos uma nova centralidade para Santiago Norte’

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,9 fev 2022 0:12

Editado porAndre Amaral  em  9 fev 2022 14:44

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.