Após a estreia, “Cabral Corpo” será apresentado nos dias 7 e 8 de Junho, no Teatro Ibérico, em Lisboa. No dia 13 de Junho, o espectáculo estará em cena no Auditório da Quinta da Caverneira, na Maia. Em Novembro, será apresentado no Mindelact – Festival Internacional de Teatro – e no Festival de Teatro de Viana do Castelo.
Segundo nota enviada pelo Saaraci Coletivo Teatral, “Cabral Corpo” é um espectáculo que entrelaça teatro, dança e performance num ritual de evocação cívica e poética, para celebrar e refletir sobre o legado de Amílcar Cabral através do corpo, do som, da cena e da palavra.
O elenco é composto pelo actor cabo-verdiano Emerson Henriques e pelos bailarinos Nuno Barreto e Zeca Cardoso, ambos veteranos da companhia de dança cabo-verdiana Raiz di Polon. A própria Sara Estrela, aliás, foi a primeira aluna da escola de dança da companhia, há quase 20 anos.
Jeff Hessney, também da Raiz di Polon, assina a direcção musical e as composições originais. Janaína Alves é responsável pelos figurinos e pela produção, enquanto João Branco assina o desenho de luz e a direção técnica.
A peça foi criada ao longo de cinco semanas de residência artística no Porto e em Portalegre, com a parceria da Central Elétrica, do Teatro de Marionetas do Porto e do UmColetivo.
De acordo com a mesma fonte, “Cabral Corpo” leva ao palco textos de Amílcar Cabral sobre cultura, identidade e colonialismo, interpretados através dos corpos dos três intérpretes, da interligação entre eles e da interação com o mundo que os rodeia.