Manifestação dos professores adiada para Outubro

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,14 abr 2022 14:12

Presidente do Sindep, Jorge Cardoso
Presidente do Sindep, Jorge Cardoso Rádio Morabeza

A manifestação e "luto" dos professores, agendados para o dia 23 de Abril, foram adiados. A informação foi avançada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), em conferência de imprensa esta manhã, na cidade da Praia.

Jorge Cardoso garante que se o ministro da Educação, Amadeu Cruz, não cumprir o compromisso de, até Junho, apresentar um cronograma de resolução das pendências dos professores, partirão para a luta. A promessa foi feita após um encontro com o Sindep, no passado dia 12 de Abril.

“Até Junho, para poder ter todas as informações os relatórios que ele (ministro da educação) disse-nos ter solicitado, principalmente junto à inspecção-geral nesta matéria. Pelo benefício da dúvida, entendemos adiar a manifestação e luto que estava previsto para o dia 23 deste mês, que é o dia do professor cabo-verdiano ”, explica.

O sindicalista diz que, caso o ministro da Educação, não cumpra com o acordado, será realizada uma greve no dia internacional dos professores que se assinala a 5 de Outubro.

Jorge Cardoso, avança ainda que o Sindep vai intentar uma acção judicial contra o Governo.

''Já está pronta e deveremos entregá-la no máximo na próxima terça-feira, junto do tribunal do trabalho. Relativamente às pendências, [pretendemos] inclusive pedir a intervenção das organizações internacionais. No dia 20 teremos visita do secretário-geral da CPLP, e elaboramos uma queixa junto da OIT para, de facto, vermos os problemas dos professores resolvidos. Prometemos que isso acontecerá durante o nosso mandato", avança.

No passado dia 23 de Março, os professores saíram a rua numa greve nacional, com manifestações exigindo ao Governo a resolução de pendências em atraso e reclassificações.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,14 abr 2022 14:12

Editado porA Redacção  em  28 dez 2022 23:28