PM defende aposta no reforço de competências

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,23 abr 2019 15:34

Ulisses Correia e Silva
Ulisses Correia e Silva(Rádio Morabeza)

​Dez milhões de dólares. Montante financiado pelo Banco Mundial ao governo de Cabo Verde, para reforço do sistema educativo e melhoria de competências. Número avançado esta manhã, pelo Primeiro-Ministro, no acto central da celebração do Dia do Professor Cabo-verdiano, promovido pelo SIPROFIS, em parceria com a FECAP, em Assomada.

Ulisses Correia e Silva explica que o montante vai incidir directamente na melhoria da qualidade da educação.

"Desenvolvimento curricular avaliação de aprendizagem, capacitação de professores, reforço do sistema de gestão e autonomia, criação de um fundo de desenvolvimento de competências para melhorar a empregabilidade dos jovens, através da formação de competências, de estágios ou do mercado de trabalho. O Fundo irá financiar acções de formação orientadas para os sectores do turismo e tecnologias de informação e comunicação e bolsas de estudos para cerca de dois mil jovens para áreas que o pais define como prioritárias", explica.

O chefe de Governo avança que o executivo está empenhado em resolver os pendentes dos professores, para que os docentes possam estar focados no ensino.

"Estamos a finalizar os processos das pendências, para podermos, de facto, entrar na normalidade daquilo que é a relação laboral do Estado, da administração, com os professores", avança.

Governo espera resolver "todas as pendências" dos professores até final do ano

O secretário de Estado para a Educação assegura que o Governo espera resolver, ao longo de 2019, "todas as pendências" dos professores, nomeadamente as dívidas acumuladas desde 2010 devido à não redução da carga horária.

Ulisses Correia e Silva falava aos professores durante uma aula magna, sob o lema ”Financiar o Futuro: Educação Agora”, na residência estudantil de Assomada, em Santa Catarina de Santiago.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,23 abr 2019 15:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 jan 2020 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.