​Cabo Verde quer “resolver problemas no mundo rural” através da cooperação com Israel

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,12 mar 2019 8:53

Cabo Verde e Israel já acordaram em fortalecer a cooperação no domínio da agricultura, nomeadamente através da transferência de tecnologia e formação. O objectivo é ultrapassar o problema da seca, disse o Primeiro-Ministro.

Ulisses Correia e Silva, que se encontra desde domingo de visita à Israel, explica que a ideia é encontrar soluções tecnológicas e de inovação para uma agricultura que se desenvolve em ambiente de alguma aridez, semelhante àquilo que existe naquele país do médio oriente.

“Iremos ter uma cooperação muito forte nesta área, a nível de transferência de tecnologia, de formação no terreno, quer para técnicos, quer para agricultores poderem apreenderem as novas tecnologias de produção. Uma forte aposta em novos métodos de irrigação, para ultrapassarmos este problema candente que temos todos os anos. Quando há falta de chuva, há problemas no mudo rural e queremos resolver em definitivo este problema, criando maiores e melhores soluções de acesso a água para irrigação”, aponta.

Nesta segunda-feira, segundo dia de visita, o chefe do Governo e  delegação reuniram-se com representantes de várias empresas com experiência na gestão de recursos hídricos e que dominam diversas tecnologias.

Num texto publicado na sua página na rede social Facebook, Ulisses Correia e Silva garante esperar parcerias concretas e eficazes com as empresas israelitas que têm desenvolvido soluções avançadas e economicamente vantajosas, conseguindo diversificar o uso da água, desde a dessalinização à reutilização de águas residuais, à rega gota-a-gota.

Associado ao desenvolvimento rural, o Governo aponta o turismo de natureza e adaptado às condições de produção agrícola como outra área prioritária de cooperação.

Ulisses Correia e Silva, está desde domingo em Israel. A visita, que termina quarta-feira, tem como foco a cooperação na agricultura, segurança, tecnologia e inovação, energias renováveis, turismo e empreendedorismo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,12 mar 2019 8:53

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  1 dez 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.