Português João Laurentino Neves assume em Janeiro direcção do IILP

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 dez 2022 18:41

O português João Laurentino Neves vai assumir, a partir de Janeiro, a direcção-executiva do Instituto Internacional da Língua Potuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde, substituindo o guineense Incanha Itumbo, disse à Lusa fonte oficial da CPLP.

O IILP, tutelado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem uma direcção-executiva rotativa, cabendo a cada um dos nove Estados-membros a sua nomeação por dois anos. Neste mandato, cabe a Portugal indicar um nome para o cargo.

Aquando do último Conselho de Ministros da CPLP, que decorreu em Luanda em Junho passado, as autoridades portuguesas não avançaram qualquer proposta, pelo que a nomeação de Laurentino Neves foi aprovada em Novembro, em sede do Comité de Concertação Permanente da CPLP, a habitual reunião mensal dos embaixadores representantes em Lisboa dos nove Estados-membros.

A aprovação do nome de João Laurentino Costa Pinho Neves, que vai desempenhar o cargo em paralelo com o de vogal do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, ocorreu assim pouco tempo antes de Incanha Itumbo, o investigador e linguista guineense, terminar o seu mandato de dois anos, que iniciou a 06 de Dezembro de 2018, data em que tomou posse.

Laurentino Neves foi também director do IPOR - Instituto Português do Oriente e já esteve ligado ao IILP, nomeadamente entre 2003 e 2008, quando fez parte da assembleia do conselho científico do instituto.

O novo director executivo do IILP é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove estados-membros da CPLP.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 dez 2022 18:41

Editado porSara Almeida  em  31 dez 2022 22:08