O livro compila cerca de 300 ensaios e tratados publicados nos jornais da praça, entre outros inéditos. A temática central dos textos incide sobre a resiliência, a capacidade do homem de se desvencilhar de si mesmo, sobre a realidade do homem no seu composto interpessoal e intrapessoal, bem como sobre a importância da espiritualidade no combate à depressão, que o autor classifica como a doença do seculo XXI, e às demais doenças psíquicas. “Em todo o livro temos uma linha entre o eu e também a minha relação com o meio, tanto o meio social e com todas as questões adjacentes e existentes”, afirmou o teólogo ao Expresso das Ilhas.
Os textos publicados neste livro retratam os dilemas da vida, conflitos pessoais e orientações práticas para uma vida plena. “Convoca-nos a reflexões sinceras, à procura do equilíbrio como factor decisivo. Vivemos num mundo em pleno desenvolvimento tecnológico, mas ao mesmo tempo se percebe a demanda de respostas que precisamos perante um universo conturbado em que vive o ser humano”, escreve Lino Magno na introdução da obra.
Convite à Introspeção
Construindo Percurso é também, como acentua o autor, um convite à introspeção, cujo processo deve marcar a nossa existência de uma forma incisiva, uma busca que deve suscitar sincera reflexão, despertando a sede do ser e um salto à autonomia pessoal, liberdade interna e renovação. “Uma conquista do que realmente somos, um reencontro da resposta escondida. Uma autodescoberta, imiscuindo-se das verdades prontas e refazendo um novo percurso. Percorrer o caminho e refazer a trajectória é o processo transformar e reconfortante”, assinala.
Reconstruindo Percurso, livro de pendor teológico-filosófico tem nas Sagradas Escrituras a sua principal fonte, embora não seja a única. Aliás, para o autor, a Bíblia é o maior livro de todos os tempos. “A própria palavra Bíblia traduz-se em biblioteca, porque são 66 livros que têm desde questões históricas, geográficas, sociológicas, filosóficas e administrativas. Nós aprendemos administração, economia, biologia, psicologia: a Bíblia é a fonte, é a enciclopédia das enciclopédias. Então eu não poderia escrever este livro, sendo teólogo, sem me remeter à própria fonte suprema do conhecimento e da sabedoria”.
Depressão e superação
Outra palavra-chave do livro é depressão e superação. Lino Magno considera que a própria ciência nos dá conta que uma percentagem muito acentuada das doenças do homem tem a ver com a questão espiritual. “Santo Agostinho já dizia que antes que eu te procurasse, tu já me tinhas encontrado. A minha alma não tem paz enquanto não te encontrar. Então, nós entendemos que a espiritualidade exerce uma influência estrondosa na nossa identidade emocional, porque toda depressão começa no campo emocional. Expectativas frustradas e promessas não cumpridas, e nós nos separamos com frustração porque fixamos demais… Então, o homem precisa de se encontrar na espiritualidade, que não é religiosidade. O espiritual tem a ver com a cristologia pura, numa dimensão suprafísica, uma metafísica que ultrapassa a dimensão física”.
Lino Magno diz que o seu público-alvo são os jovens, adultos, mas sobretudo estudantes, universitários, académicos e políticos.
“Meu público-alvo é todo aquele que quer dar um passo mais adiante. Olhando para si mesmo e perceber que precisa mudar o seu status quo,a sua visão e que precisa compreender a realidade das coisas e prosseguir”.
Na parte final do livro o autor traz 16 frases para reflexão, entre as quais: A simplicidade ingénua pode ser uma chance para os predadores de plantão; O carácter não se forja, é construído com atitudes; Cuidado quando o medo começa a gerenciar as suas emoções; Honrar é a melhor forma de demonstrar gratidão; Não fique no limite da culpa, mude e altere o ciclo; O sucesso, antes de mais, é ser feliz sem fórmulas mágicas; A felicidade não é uma produção, mas sim uma decisão.
Depois da Praia, estão previstos lançamentos na Assomada, Tarrafal de Santiago e Ribeira Grande de Santo Antão.
Lino Mendes Magno, cronista e colunista de vários jornais, estudou teologia no Brasil. Professor de teologia de várias matérias no Brasil e em Cabo Verde. Professor de formação pessoal, palestrante motivacional, liderança, ética deontológica e relação interpessoal.