Artigos sobre igualdade
Respeito & Igualdade
Aretha Franklim, marcou o imaginário do mundo ao exigir Respeito. Uma só palavra, numa voz poderosa, cantada por alguém que, à data, sentia cada nota de dor numa canção que era muito mais que uma combinação de um poema e acordes. Viviam-se tempos de descriminação, tempos onde continuavam a existir privilégios excessivos e desconsideração por toda uma população. Aretha era mulher, negra e de origens humildes. Em 1967, numa América segregada e rasgada ao meio por uma guerra traumática e infame, e onde as mulheres negras tinham conquistado o direito ao voto, apenas dois anos atrás, gritar por Respeito era muito mais que isso, era um grito de liberdade e de democracia.
Cabo Verde é 6.º país mais paritário na África Subsariana e 41.º no ‘ranking’ global
O país consolida-se como referência regional em paridade de género, apesar de descida no ‘ranking’ global.
Tecnologias, clima, igualdade. Prioridades da ONU
O desafio das novas tecnologias, a igualdade de género, o combate às alterações climáticas e defesa das minorias e um mundo menos desigual estão entre os objectivos centrais da ONU, disse à Lusa a vice-secretária geral da organização.
Editorial: Não há inclusão sem qualidade
Para este ano lectivo o lema adoptado foi “Mais Educação, Mais Inclusão”. No ano de 2017 tinha sido “Educação: um compromisso para o presente e para o futuro” e em 2016 fora “Todas e Todos Sem Distinção de Nenhuma Ordem, Têm Direito a Uma Educação de Qualidade”. Todos belos lemas em que os objectivos de inclusão, qualidade e compromisso com o futuro são reafirmados como, aliás, desde há décadas o foram pelos sucessivos governos. O problema porém é que todos constatam no dia-a-dia: a inclusão tem sido em boa parte uma miragem; a qualidade é o objectivo mais sacrificado; e há que reconhecer que o compromisso com o futuro não tem sido cumprido quando se vê os muitos jovens desempregados saídos de todos os níveis de ensino. Por outro lado, já é notória a procura activa por franjas cada vez mais amplas da classe média do país de outras soluções que não a escola pública para colocar os filhos.
mais